Bioestatística

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Trabalho de Bioestatística

Artigo 1:

“Relação da potência aeróbica máxima e da força muscular
com a economia de corrida em atletas de endurance”

Na tabela 1 do presente artigo encontra-se os valores de média e ± DP do consumo máximo de oxigênio (VO²max) e da sua respectiva intensidade (IVO²max), da economia de corrida (EC), da carga máxima (1 RM) e da altura máxima de salto (SV).A média de VO²max (ml/kg/min) encontrada foi de 63,8 obtida pela soma do VO²max dos 26 indivíduos (que foi considerado como maior valor obtido no teste durante os intervalos de 15s) dividida pelo número de indivíduos, onde foi encontrado ± DP de 8,3 (para mais ou para menos).
A média de IVO²max (km/h) encontrada foi de 18,7 obtida pela soma da IVO²max dos 26 indivíduos (considerado amenor velocidade em que o VO2max foi alcançado e mantido por ao menos um minuto) dividida pelo número de indivíduos, onde foi encontrado ± DP de 1,1.
A média de EC (ml/kg/min) encontrada foi de 48,0 obtida pela soma da EC dos 26 indivíduos (o VO² foi medido entre o 6º e 7º min. dos 8 que seriam corridos a 14km/h, servindo como base da EC do atleta) dividida pelo número de indivíduos, ondefoi encontrado ± DP de 6,6.
A média de 1RM (kg) encontrada foi de 230,3 obtida pela soma d 1RM dos 26 indivíduos (a força isotônica máxima foi determinada como sendo a carga máxima na qual os atletas realizaram o movimento completo de flexão e extensão dos joelhos atingindo angulação de 90° durante a fase excêntrica obtida em um aparelho específico de musculação (leg-press 45°)) divididapelo número de indivíduos, onde foi encontrado ± DP de 41,2.
A média do SV (cm) encontrada foi de 30,8 obtida pela soma do SV dos 26 indivíduos (os atletas realizaram cinco saltos no jump test com 30s de intervalo entre cada salto, a altura máxima foi considerada como a média aritmética dos três melhores saltos, força explosiva dos membros inferiores) dividida pelo número de indivíduos, ondefoi encontrado ± DP de 3,8.
A média serve para representar vários valores encontrados em uma amostra/analise de dados, e o DP indica os valores de dispersão da média.
Com base nos valores encontrados pelo artigo podemos concluir que a potencia aeróbica máxima explica algumas variáveis da EC nestes atletas, assim podendo ressaltar que a força isotônica máxima e a força explosiva nãose associam com os valores de EC destes atletas.
Para determinar o DP eleva-se a variância na raiz quadrada.
Ex.: [pic]
A média é a soma dos dados dividida pelo número total de dados.
Ex.: [pic]
X – média
£x – soma de todos os valores
n – número de elementos da amostra
Fala Corela~ção

Artigo 2:

“Identificação do perfil genético, somatotípico e psicológico
das atletasbrasileiras de ginástica olímpica feminina
de alta qualificação esportiva”

Na tabela 1 encontra-se valores de média, desvio padrão e erro padrão das características de somatótipo das atletas de alto rendimento da ginástica olímpica brasileira.
Os valores médios de Endomorfia (primeiro componente) encontrado foi de 2,34 obtida pela soma da Endomorfia das 25 atletas (onde forammensurados os valores das dobras cutâneas triciptal, subescapular e supra-espinhal) dividida pelo número de ginastas, onde foi encontrado ± DP de 0,66 e o erro padrão de 0,26.
Os valores médios de Mesomorfia (segundo componente) encontrado foi de 4,63 obtida pela soma da Mesomorfia das 25 atletas (foram avaliados os registro da estatura (cm), do diâmetro ósseo do úmero e do fêmur, da circunferênciado braço e da perna) dividida pelo número de ginastas, onde foi encontrado ± DP de 0,83 e o erro padrão de 0,32.
Os valores médios de Ectomorfia (terceiro componente) encontrado foi de 6,35 obtida pela soma da Ectomorfia das 25 atletas (obtido através do peso corporal total e a estatura do avaliado) dividida pelo número de ginastas, onde foi encontrado ± DP de 1,07 e o erro padrão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioestatistica
  • Bioestatistica
  • Bioestatistica
  • Bioestatistica
  • Bioestatistica
  • Bioestatistica
  • bioestatística
  • BIOESTATISTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!