Bioenergética

Páginas: 22 (5314 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Bioenergética

Toda a energia em nosso sistema solar tem origem no sol, que por sua vez, tem a energia originada na energia nuclear. Esta energia nuclear alcança a terra na forma de luz ou energia luminosa. Neste instante, os milhões de vegetais que estão na terra armazenam essa energia proveniente da luz solar em outra forma, a energia química. Essa energia química é utilizada pelosvegetais verdes para elaborar moléculas alimentares, tais como glicose, celulose, proteínas e lipídios, a partir do dióxido de carbono (CO2) e da água (H2O). Esse processo pelo qual os vegetais verdes produzem seu próprio alimento é denominado fotossíntese.
Ao contrário, nós não somos capazes de realizar esse processo; temos de comer vegetais e produtos animais para suprir nossasnecessidades alimentares. Sendo assim, nós dependemos diretamente da vida vegetal e, em última análise, do sol para obter nossa energia.
O alimento, na presença do oxigênio, é transformado em CO2 e H2O, liberando energia química por meio de um processo metabólico denominado respiração. A respiração metabólica tem como única finalidade fornecer a energia de que necessitamos para realizar certosprocessos biológicos tais como trabalho químico de crescimento e trabalho mecânico da contração muscular. Todo esse processo recebe a denominação de ciclo energético.
















Ciclo Energético


Bioenergética refere-se às fontes de energia para a atividade muscular. Termos tais como treinamento aeróbico (produção de energia na presença de oxigênio) e anaeróbico(produção de energia em déficit de oxigênio) tornaram-se comuns entre treinadores e atletas. Há duas fontes principais que produzem energia anaeróbica (o sistema adenosina trifosfato-fosfocreatina e a glicólise) e uma fonte que produz energia aeróbica (fosforilação oxidativa).

← Atp: A Molécula de Energia


A fonte de energia para a ação muscular é a molécula de adenosina trifosfato (ATP). Osprincipais componentes funcionais da ATP são uma molécula de açúcar chamada adenosina e três grupos fosfatos. Quando a ATP é quebrada em adenosina difosfato (ADP) e uma molécula livre de fosfato, pontes transversas deslocam os filamentos de actina sobre os filamentos de miosina e provocam encurtamentos do músculo.
Embora a ATP seja a fonte imediata de energia para as ações musculares, hátrês fontes principais de ATP na célula. Duas destas fontes, a adenosina trifosfato-fosfocreatina (ATP-PC) e a formação de ácido lático, não requerem oxigênio para fornecer ATP e são chamadas anaeróbicas. A terceira fonte requer oxigênio para fornecer ATP e é conhecida como aeróbica.


← O Sistema Fosfocreatina


Existem duas substâncias armazenadas dentro do músculo e prontas parauso imediato para o fornecimento de energia para a célula. Uma destas substâncias é ATP. A outra, fosfocreatina (PC), assemelha-se à ATP no fato de ter também um grupo fosfato e uma ligação rica em energia. Na fosfocreatina o grupo fosfato liga-se a uma molécula de creatina.
Quando o ATP é desdobrado em ADP e fosfato inorgânico (Pi), libera-se energia. Esta energia é utilizada pararealizar as ações musculares. Quando a fosfocreatina é desdobrada em creatina e fosfato inorgânico, a energia resultante é usada para recombinar a ADP e o fosfato novamente em ATP. O ATP reconstituído pode então ser novamente desdobrado em ADP e Pi, e a energia liberada é utilizada para desenvolver mais ações musculares. A energia liberada pela quebra da fosfocreatina não pode ser utilizada para causarencurtamento muscular porque a fosfocreatina não tem receptores nas pontes transversas.
Apenas uma quantidade limitada de ATP e fosfocreatina é armazenada dentro do músculo; isto limita a quantidade de energia que a fonte ATP-PC pode fornecer. De fato, num exercício intenso a energia disponível da fonte ATP-PC é exaurida em 30 s ou menos. Uma vantagem desta fonte de energia é que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioenergetica
  • Bioenergética
  • Bioenergetica
  • BIOENERGÉTICA
  • Bioenergética
  • Bioenergética
  • Bioenergética
  • BIOENERGÉTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!