BIOELETROGE NESE Resumo

1961 palavras 8 páginas
BIOELETROGÊNESE A MEMBRANA EM REPOUSO

Céls. com membrana excitável: Céls. capazes de gerar e conduzir potenciais de ação (células nervosas, musculares – esqueléticas e cardíacas e nodais).

Condutância: permeabilidade da membrana (se existem canais abertos ou fechados)

Capacitância: variação do potencial restrito a membrana è só existe ddp na membrana, pois a célula como um todo é eletricamente neutra.

Potencial de Repouso: Diferença de carga através da membrana (superf. interna – negativa; superf. externa – positiva). Esta situação é mantida em todas as células do corpo. Nas células nervosas e musculares, esta situação é mantida sempre que a cél. não está gerando impulsos.

Potencial de Ação: Breve inversão da condição de repouso. Por +-­‐ 1 milésimo de seg. o interior da membrana se torna positivo em relação ao exterior.

Lipídios da membrana: Contribuem para o Potencial de Ação e Repouso pois formam um barreira para água e íons por ela solubilizados.

Proteínas de membrana: Os potenciais de ação e repouso são dependentes de pt’s do tipo transmembrana (que atravessam a membrana), que permitem o fluxo de íons de um lado para o outro da membrana. Estas pt’s são denominadas CANAIS IÔNICOS. Os canais iônicos têm seletividade iônica, ou seja,

Relacionados