Biodiversidade Estin O De Especie

3579 palavras 15 páginas
MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº 12 - PARTE II

Eixo Biodiversidade
Tema - História da Vida na Terra
Biomas e Biodiversidade
Autor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva continuação / ver parte I

A extinção de espécies nos biomas terrestres
A extinção consiste no processo de desaparecimento por completo de uma espécie de uma região ou bioma. Várias espécies se extinguiram ou irão se extinguir como parte de um processo que se repete ao longo da história da vida na Terra. Algumas espécies têm uma população muito reduzida; populações pequenas, por isso, estariam mais sujeitas às variações ambientais.
Além disso, algumas catástrofes podem acelerar o processo de desaparecimento de um grupo de seres vivos de uma região ou até de grande parte do globo. Dessa forma, é possível afirmar que a extinção é um processo natural, entretanto, a taxa atual de extinção é muito alta. Esse aumento da taxa de extinção está relacionado a atividade humana. Os seres humanos têm causado o desaparecimento das espécies animais de diferentes formas.
• Redução de habitat e fragmentação: é uma das maiores ameaças à estabilidade das populações naturais. Isso acontece quando as florestas são desmatadas, estradas são construídas e rios canalizados. Essa ação antrópica reduz e desconecta os habitats naturais produzindo pequenas manchas dos ecossistemas naturais. As subpopulações pequenas e isoladas em fragmentos de habitat são vulneráveis à extinção por causa da perda de diversidade genética e de perturbações ambientais aleatórias. • Introdução de espécies invasoras: as espécies invasoras ou exóticas são seres vivos de outras regiões que chegaram acidentalmente ou foram introduzidos deliberadamente para cultivos, ornamentação, caça ou agentes de controle biológico. Essas espécies exóticas competem, parasitam ou predam as espécies naturais causando mudanças drásticas na composição vegetal e animal dos ecossistemas. As espécies exóticas são consideradas segunda maior causa de perda de biodiversidade.

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas