Biodissel

1434 palavras 6 páginas
A alguns anos o biodiesel tornou-se um dos assuntos mais falados nos jornais e revistas de todo o mundo, mas apesar de parecer um assunto recente sua , ano em que Rudolf Diesel, em Augsburg, Alemanha, descobriu este novo tipo de combustível, o qual pode ser obtido através de vários tipos de óleos e gorduras vegetais e animais. Anos depois, no ano de 1898, um motor movido a um tipo de biodiesel, obtido pelo processo de transesterificação do óleo de amendoim, foi apresentado na feira mundial de Paris, França.

Curiosamente os motores tipo diesel eram de injeção indireta. Tais motores eram movidos por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleo de peixes.

O projeto de produção de Bicombustíveis só não é mais avançado devido aos baixos preços do petróleo e seus derivados, por esse motivo a idéia caiu no esquecimento sendo retomada há poucos anos, pois a idéia de fontes de energia renováveis e ecologicamente corretas preocupa muitos pesquisadores e governantes em todo o mundo.
Apesar de apresentar grande redução nos principais poluentes, hidrocarbonetos, monóxidos de carbono e óxidos de nitrogênio e apresentar um pequeno aumento nas partículas emitidas, bem como no dióxido de carbono, apresenta um grande passivo ambiental no caso da glicerina devido à falta de escoamento de todo o seu estoque, no entanto esse passivo deixará de existir futuramente, uma vez que existem diversos estudos para a transformar em substância úteis para a sociedade, isto é, atualmente estuda-se a possibilidade de transformar a glicerina em vários produtos químicos de elevado custo, tal como polímeros, combustíveis, solvente, anticongelante, detergente, fibras têxteis, ou ainda medicamentos, figura 1.1, que iram baixar o custo da produção do biodiesel, tornando ainda mais competitivo em relação ao petróleo.
2. BREVE HISTÓRICO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

O inicio do aproveitamento de biocombustíveis data do final do século XIX, quando Rudolph Diesel, inventor do motor à combustão interna

Relacionados

  • Importancia do biodissel
    2726 palavras | 11 páginas
  • carta argumentativa
    19868 palavras | 80 páginas
  • Extração do óleo de algodão
    2779 palavras | 12 páginas
  • Avaliação do Ciclo de Vida - ACV
    3312 palavras | 14 páginas