Biodiseo

583 palavras 3 páginas
1.1 BIODIESEL

O livreto“Biocombustíveis: 50 perguntas e respotas sobre este novo mercado” da Comunicação Institucional do Abastecimento da Petrobras – CIAP (2007) aponta que “Para os veículos automotores, o biodiesel apresenta maior capacidade de lubrificação e, com isso, ele aumenta da vida útil dos motores. Com ponto de fulgor e número de cetano elevados, o combustível também amplia a vida útil do catalisador do sistema de escapamento.”. O biodiesel B2 vendido no Brasil ainda se torna caro em relação ao diesel por ser um biocombustível ainda pouco pesquisado, entretanto com estudos e avanços na tecnologia, a produção do biodiesel se tornará mais barato e econômico.
1.2 BIOETANOL

Combustível obtido com a fermentação alcoólica dos açúcares vegetais o bioetanol é um fórmula de alcoól que é obtida a partir de vários produtos florestais e agrícolas, como a madeira, o milho, o trigo, o sorgo, o amendoim, a soja, a beterraba, a batata doce, o girassol e a cana-de-açúcar. [...] Este combustível diz-se ecológico porque não tem origem em matérias fosseis e reduz em 80% as emissões gasosas nefastas. O dióxido de carbono liberado pela queima do bioetanol insere-se num ciclo fechado, tendo sido extraído da própria atmosfera, através da fotossíntese, durante o crescimento das plantas e árvores que constituem a biomassa florestal. [...] Quase todos os países em vias de desenvolvimento podem produzir combustíveis verdes a partir de materias agrícolas e florestais, enquanto as reservas de petróleo estão limitadas a apenas algumas regiões do mundo. (ALMEIDA, 2013)
Ao contrário do que se pensa, o bioetanol tem como qualidade ser menos inflamável e menos poluente que a gasolina e o diesel, e ser produzido por meio de resíduos agrícolas e florestais. “A variedade de carros disponível é grande. Os fabricantes abraçaram a tecnologia bicombustível e é possível encontrar muitas opções de modelos que rodam com etanol e gasolina.” (BIODIESELBR, 2013).
1.3 BIOGÁS

A

Relacionados

  • Biocombustíveis
    3810 palavras | 16 páginas