Biodisel

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROF. AGAMEMNON MAGALHÃES
________________________________________________________________________________
Alunos: Ádria Meirelly, Edmilson Silva, Jossenildo Lima, Maria Karoline, Mayara Nascimento , Wilton Ferreira
Curso : Quimica III módulo / Noite
Professor : Márcia Fernanda
Disciplina: Química Analítica Quantitativa_________________________________________________________________________

Resumo

Procedimento realizado em laboratório utilizando 300 ml de óleo de girassol. O biodiesel foi produzido a partir de óleo cru por transesterificação básica homogénea usando álcool metílico correspondendo a 30 % da massa do óleo na síntese e KOH ( catalizador do processo) esse por sua vez, será diluído no álcool e transferido pra a amostra de óleo
Sob agitação,aguardando a amostra chegar a temperatura ideal para acionar a rotação por uma hora, onde obteremos a formação de biodiesel água e glicerina, utilizamos por sua vez o funil de decantação para separar os subprodutos da reação, logo após essa etapa corrigimos o Ph do biodiesel com a solução de ácido acético deixamos evaporar o álcool através do aquecimento e por fim filtraremos a amostra (biodiesel) napresença de Sulfato de sódio anidro ( Na2SO4 ).

Figura 1 (Fluxograma do processo)





_______________________________________________________

1.Introdução


Conceito
Biodiesel é o nome dado a um tipo de combustível produzido a partir de óleos de origem vegetal ou animal e de álcooiscomo metanol ou etanol. Através de uma reação de transesterificação, são obtidos ésteres e ácidos graxos que possuem as mesmas características de um óleo diesel (PETROBRÁS, 2009). Devido à possibilidade de reversão do processo, o álcool (no caso agente transesterificante) é colocado em excesso na fase preparatória do combustível para possibilitar a separação das fases do biodisel e da glicerinaformada durante o processo e também para aumentar o rendimento do éster (SCIELO, 2009). Assim também é considerado um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificaçã. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcoolcomum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador.
Histórico do Biodiesel
Na época em que foi descoberto o combustível a partir de óleos vegetais, a idéia foi rapidamente descartada, pois o combustível derivado de petróleo dispunha de matéria prima em abundância e com processos mais rápidos.O primeiro biodiesel foi feito com óleo de amendoim, no Japão, em 1940, e atingiu mais trêspatentes norte-americanas em 1950. Já no Brasil, surgiram em 1975 as primeiras pesquisas com o programa Pró-álcool. O projeto não vingou por questões financeiras, e também porque não era um dos pontos mais importantes das estratégias existentes naquela época voltadas para projetos tecnológicos futuros. Já em 1983, devido ao aumento no preço do petróleo, o governo criou o programa Oveg. Foram realizadosos testes com catalisadores e álcool etílico/metílico, gerando glicerina e os ésteres metílicos/etílicos.
Fontes em Potencial
O óleo vegetal é extraído de plantas, que contêm triglicerídeos, e sua maioria é extraída diretamente das sementes. Conforme mostrado na Figura 2. Assim também a gordura suína, aves, microalgas e também abate de gado é considerada como material graxo residual e pode serdestinada à produção de biodiesel.



Figura 2 (extração de óleo a partir de semente)



Reações que ocorrem no processo de fabricação

A reação química que ocorre recebe o nome de transesterificação ou alcoólise: é um processo reversível onde os triglicerídeos reagem com o álcool metílico na presença de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biodisel
  • BioDisel
  • Biodisel
  • Biodisel
  • biodisel
  • Biodisel
  • biodisel
  • biodisel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!