Biocombustível (Microalgas)

Páginas: 8 (1871 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Bom, primeiramente precisamos entender um pouco mais sobre este combustível, e para isso vamos ter que voltar ao passado e recordar um pouco da história de um combustível alternativo. No ano de 1897, Rudolf Diesel patenteou seu motor, que foi desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal, porém pouco tempo depois alguns fatores econômicos e técnicos, substituíram a utilização de óleo deorigem vegetal para óleo derivado do petróleo, que era explorado de forma abundante na época e em homenagem ao inventor do motor passou a se chamar de óleo diesel, além disso, os aspectos ambientais não foram considerados importantes, como são hoje. Isso não significa que obrigatoriamente estes motores funcionem somente com o óleo derivado do petróleo.
Porém com o avanço tecnológico podemosnotar um crescimento da preocupação com o ambiente e uma necessidade de novos recursos energéticos. Uma vez confrontados com este problema iniciaram-se pesquisas, analises e uma exploração de um novo método para a obtenção de energia limpa e que, ao mesmo tempo, diminua as emissões de gases efeito estufa, onde foi possível encontrar um processo que envolve o uso de microalgas para a produção de umcomposto energético, o biodiesel. E assim pretendemos estudar as microalgas, o seu papel na produção do biodiesel e a sua viabilidade na indústria.









Óleos Vegetais (Biodiesel)

No inicio dos anos 70 houve uma grande alta no preço do barril de petróleo o que levou ao desenvolvimento de combustíveis alternativos, como foi o caso do álcool, sendo que nos anos 80 tivemos umaprodução de veículos movidos à álcool muito grande; Nesta mesma época iniciaram-se os estudos para o emprego de óleos de origem vegetal para complementar o óleo diesel derivado do petróleo, no entanto com o restabelecimento do preço do petróleo, estes deixaram de ser prioritários, apesar de que as pesquisas não pararam, uma vez que se deu conta de que o petróleo não é uma fonte renovável de energia ehavia a necessidade de conservar ou economizar energia e de utilização de fontes alternativas. Visto um pouco da história de combustível alternativo, vamos entender o que é um pouco mais do biodiesel de forma direta. Este combustível é produzido a partir da extração de óleo dos vegetais ou até mesmo de gordura de animais, o que é pouco usual. Desta forma ele é um combustível de fonte renovável eque deve atender às normas da ANP ( Agência Nacional do Petróleo ).
Talvez nem todos, mas a maioria das pessoas já devem ter ouvido falar em B2, B5, B30 e até mesmo B100. O que isto significa? A letra B vem da palavra inglesa “Blend” que é mistura em português e o numero é o percentual de biodiesel presente na composição desta mistura, por exemplo, quando falamos em B2, significa que noóleo diesel está adicionado 2 % de oleo de origem vegetal, B5, 5%, B30, 30% e B100 sería o uso de 100% de oleo de origem vegetal ou seja não há oleo diesel, óleo derivado do petróleo.
Hoje a mistura adotada é B2, assim temos 2% de óleo de origem vegetal e 98% óleo de origem derivado do petróleo, este valor ao longo do tempo vai aumentar por regulamentação definida, por exemplo até 2013/14 devechegar ao B5.O biodiesel é usado em motor de combustão expontânea ou seja motor ciclo diesel sem necessidade de modificação ou em certos casos pequenas alterações em componentes de determinados sistemas de alimentação de veículos um pouco mais antigos.


O biodiesel é produzido basicamente da seguinte maneira: é extraído da planta ou semente o óleo. Como por exemplo, a semente de girassol,amendoim, mamona, soja entre outros, neste primeiro processo resulta além deste, um subproduto que é separado do óleo e recebe o nome de “torta”, nada mais é que o “bagaço”, este subproduto pode ser usado após tratamento como adubo ou ração animal, o óleo resultante vai para um próximo passo onde é adicionado álcool ( etanol ou metanol) este é um processo químico chamado de transesterificação , ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microalgas
  • Microalgas
  • MICROALGAS
  • microalgas
  • Microalgas
  • Microalgas
  • microalgas
  • biocombustivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!