Biocombustíveis

Páginas: 4 (831 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Biocombustíveis
Mayara Almeida Ribeiro Carvalho – n°32
Mickely Liuti Dealis – n°34
3°A
Álcool combustível
O álcool corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e semcor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável. Na composição do álcool encontramos átomos dos seguintes elementos: hidrogênio, carbono e oxigênio. Aqueima do álcool dá origem a água, gás carbônico e muita energia.Os alcoóis mais conhecidos são o metanol e etanol. O metanol é perigoso por ser tóxico, pode provocar cegueira e até matar. O etanol émais conhecido por álcool etílico, e é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. O processo consiste em fermentar a cana de açúcar pela ação de bactérias e fungos.A cana-de-açúcar não é aúnica matéria prima existente para a produção de álcool combustível, em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira (especialmente eucalipto).
Ele é utilizado desde oinício da indústria automotiva, servindo, portanto como  combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato eabundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada. A utilização do etanol que sem dúvida é a mais frequente, e que se iniciou tão logo surgissem os primeiros motores a combustão interna, é seuuso como combustível: a maior parte da produção de álcool do mundo é destinada a fins energéticos, e a maior parte utilizada para fins energéticos é etanol. Neste aspecto, também é usado misturado àgasolina, para aumentar a resistência à compressão dela (octanagem). Governos têm estimulado estas substituições já visando o esgotamento das reservas naturais de combustíveis fósseis.
Aspectospositivos:
Alto índice de octonas: Chamamos octonagem o poder de resistência à compressão da mistura ar-vapor de combustível dentro do motor.
Libera grande quantidade de energia ao ser queimado: O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biocombustiveis
  • Biocombustiveis
  • Biocombustíveis
  • Biocombustíveis
  • BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Os biocombustiveis
  • Biocombustiveis
  • Biocombustivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!