BIOCLIMATISMO NA CONTRU O

1403 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

Sustentabilidade e Bioclimatismo na Construção
Ateliê V

ALUNO: PRISCILA JULYETE COUTINHO CORREIA LIMA
MATRÍCULA: 201202067824
PROFESSOR: MACÍLIO
TURMA: NOITE
DATA: 07/08/2015
Bioclimatismo na construção

Conceito básico:
Diz respeito a um modo de projetar que integra clima e construção, trazendo para o usuário que ocupa o interior da edificação o máximo de conforto térmico, sem que para isto se utilizem equipamentos mecânicos.
Sentir-se confortável em um ambiente, é talvez a primeira sensação procurada por um ser humano. E é essa boa interação entre clima e construção que vai ocasionar um conforto ambiental ao homem que a utilizará. Para se ter uma noção básica sobre esse conforto dividi-se ele em três partes: Conforto Térmico; Conforto Lumínico e Conforto Acústico.

Conforto Térmico: Ele é definido pela sensação de bem-estar, relacionada com a temperatura. Trata-se de equilibrar o calor produzido pelo corpo com o calor que perde para o ambiente que o envolve.
O equilíbrio dessa temperatura corpórea depende de sete parâmetros: Três dos mesmos dependem do próprio indivíduo: do seu metabolismo, da temperatura da pele e da roupa que usa. Os quatro restantes dependem do ambiente que envolve o corpo do indivíduo: da temperatura do ar, da umidade relativa, da temperatura à superfície dos elementos no local envolvente e da velocidade do ar.
A temperatura do ar afeta a perda de calor que parte do corpo humano por convecção e por evaporação.
A umidade relativa corresponde à proporção de água que o ar contém, perante a temperatura e pressão presentes, e o volume máximo de umidade que poderia conter.
A temperatura radiante média é a temperatura média à superfície dos elementos que envolvem um espaço. Influencia tanto o calor perdido através da radiação do corpo como a perda de calor por condução, quando o corpo está em contacto com superfícies mais frias.
Edifícios não ou mal isolados possuem superfícies interiores

Relacionados