Biobliografia De Cam Es

338 palavras 2 páginas
Biobliografia de Camões Luís Vaz de Camões nasceu possivelmente em Lisboa, em 1524 (?). Terá ido estudar para Coimbra de 1531 a 1541, onde despertou o seu interesse pela área humanista. Teve que abandonar a corte de D. João III em 1545, devido a uma relação amorosa com Dª Catalina de Ataíde. Partiu, então, para Ceuta e, em combate, perdeu o olho direito. Terá viajado para África Oriental, Goa, Macau e China entre 1553 e 1568. Regressa a Lisboa em 1570 e em 1572 «Os Lusíadas» são publicados.
Foi-lhe concedida por D. Sebastião uma tença anual de 15 mil reis que só recebeu durante três anos, pois morre a 10 de Junho de 1580, em Lisboa, na miséria, vivendo de esmolas que se dizia terem sido angariadas pelo seu fiel criado Jau. O seu enterro teve de ser feito a expensas de uma instituição de beneficência, a Companhia dos Cortesãos.O seu funeral foi realizado a expensas de um nobre, D. Gonçalves Coutinho, que mandou colocar sobre a sua sepultura a seguinte transcrição:
“Aqui jaz Luís de Camões, príncipe dos poetas do seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente e assim morreu.”
O tema do Amor está presente em toda a poesia camoniana e assume-se como o princípio fundamental da existência; o Amor é uma aspiração a um objecto inatingível.
A sua maior obra foi “Os Lusíadas”, epopeia que narra e glorifica os feitos heróicos portugueses. “Os Lusíadas” é uma das obras mais importantes do Renascimento. A produção de Camões divide-se em três géneros: o lírico, o épico e o teatral. A sua obra lírica foi desde logo apreciada como uma alta conquista. Demonstrou o seu virtuosismo especialmente nas canções e elegias, mas as suasredondilhas não lhes ficam atrás. De facto, foi um mestre nesta forma, dando uma nova vida à arte da glosa, instilando nela espontaneidade e simplicidade, uma delicada ironia e um fraseado vivaz, levando a poesia cortesã ao seu nível mais elevado, e mostrando que também sabia expressar com perfeição a alegria e a descontração.

Relacionados