bioasegurança

6576 palavras 27 páginas
Unidade 1 - Biossegurança
Página1
UNIDADE 1 - BIOSSEGURANÇA1
Caros alunos, esta primeira web aula traz duas seções: a primeira relaciona-se aos fundamentos de biossegurança e a importância da sensibilização dos profissionais a respeito do assunto. Na sequencia, a segunda parte traz alguns elementos importantes sobre a bioética e a biotecnologia em um contexto mais atual. Não deixe de assistir aos vídeos ilustrativos e responder as questões para reflexão, pois, estes conteúdos serão valiosos para que você atinja os objetivos da disciplina.
Bons estudos.
WEB AULA 1
OBJETIVOS:
- Conhecer os conceitos básicos relacionados à biossegurança;
- Correlacionar esses conceitos com o cotidiano dos serviços de saúde.
- Sensibilizar o aluno a respeito da biossegurança nos serviços de saúde
INTRODUÇÃO A BIOSSEGURANÇA
As noções de biossegurança estão ligadas a varias situações do nosso cotidiano. Ao idealizarmos um ambiente hospitalar, logo nos vem à cabeça imagens relacionadas à limpeza e organização do ambiente além da uniformização e padronização das atitudes e dos procedimentos de cada um dos profissionais ali envolvidos. Dessa maneira, a idéia de que tudo deva ocorrer de maneira adequada, seguindo-se padrões de qualidade de atendimento e o zelo com o ambiente relaciona-se com a correta aplicação dos conceitos de biosegurança.
Mas afinal, o que é biossegurança?
Segundo Costa (2005) o termo biossegurança, etimologicamente, provém do radical grego bio, que significa vida, e da palavra segurança, ou seja, vida livre de perigo. Genericamente, pode ser considerada como as ações que contribuem para a segurança das pessoas.
De acordo com Hoefel e Schneider (1997) e Queiroz (1998) biossegurança é o conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco de aquisição de doenças profissionais.
Hinrichsen (2004, p. 4) define biossegurança como sendo um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou

Relacionados