BIO

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
 VICE DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Formulário VI – Relatório Final de Projetos de Extensão

1. IDENTIFICAÇÃO

Título: Utilização de óleo de frituras (residual) para produção de biodiesel no estado do Tocantins.

Curso: Engenharia de Produção

Área de Atuação:
Bioenergias (Tecnologia e Produção)

Início: 02/02/2014_ Término:20/01/2015

Local de realização:
Palmas
Nome(s) do(s) coordenador(es) do projeto:
Fernando Antonio da Silva Fernandes

Contato:
Telefone: (63) 8104 - 9889
E-mail: fernando.fernandes@catolica-to.com.br

2. EQUIPE

Nome
Curso
Participação
Contato / E-mail
Andressa Juliane Stragliotto
Engenharia de Produção
Pesquisadora
andressa.stragliotto@hotmail.com
Paulo Roberto Alves DornelesEngenharia de Produção
Pesquisador
duplaindividual@gmail.com

3. PÚBLICO ATENTIDO ( denominação e quantidade)

Empresas produtoras de Biodiesel

4. DESCRIÇÃO DO PROJETO

No Brasil, parte do óleo vegetal residual proveniente do consumo humano é destinado a fabricação de sabões e, em menor volume, à produção de biodiesel. Contudo, grande parte deste resíduo é descartado nasredes de esgotos, o que é um crime ambiental. Segundo Barbosa e Pasqualetto, a pequena solubilidade dos óleos vegetais na água constitui como um fator negativo no que se refere à sua degradação em unidades de tratamento de despejos por processos biológicos e, quando presentes em mananciais utilizados para abastecimento público, causam problemas no tratamento da água.
A produção de um biocombustívela partir deste resíduo beneficiaria a sociedade, de modo que reduziria vários problemas relacionados ao seu descarte incorreto, sendo que ainda haveria a possibilidade de aumentar a produção e a utilização do biodiesel, o que contribuiria com o meio ambiente, já que sua utilização nos veículos reduz drasticamente a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, responsável pelo efeitoestufa, além de eliminar o enxofre, um dos principais responsáveis pela chuva ácida.
Cerca de 40% de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro, portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância (PARENTE, 2003).
Cada litro de óleo despejado no esgoto urbano tempotencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida (HOCEVAR, 2005).
O consumo de alimentos fritos aumentou nos últimos tempos, pois se tornou uma alternativa rápida para aqueles que não dispõem de tempo, o que gera uma quantidade representativa de óleo residual, que na maioria das vezes é descartado de maneiraincorreta, bem como em ralos, pias, vasos sanitários ou até mesmo na rua. As consequências desse ato são muitas, e permanecem durante anos. A coleta e reaproveitamento desse resíduo traria muitos benefícios a sociedade.
O presente projeto tem como finalidade quantificar o total de óleo de fritura residual produzido em bares, restaurantes e lanchonetes na cidade de Palmas, com o objetivo deviabilizar esse material de modo que seja utilizado na produção de biodiesel, sendo uma das possíveis alternativas para redução das emissões de gases poluentes, por ser um combustível limpo.
4.1. Resumo da atividade
O modelo energético baseado no petróleo pode se esgotar, já que é fonte de matéria-prima de vários dos produtos. Com isso, é necessário encontrar outras formas de supri-lo. Umadas alternativas é o aproveitamento do óleo de frituras para a produção de um combustível alternativo, biodiesel. Para isso a fase inicial da pesquisa foi marcada pelo levantamento de informações e formação de um banco de dados. As pesquisas foram realizadas com levantamentos em fontes bibliográficas e dados disponíveis na Internet.
Na segunda fase, pesquisas foram realizadas na Junta Comercial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bios
  • Bio Bio
  • Bios
  • bio..o
  • Bio
  • Bios
  • Bio
  • Bio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!