Bio UERJ BIOQ int

4336 palavras 18 páginas
Elementar, meu caro Jubialuno... Este post tem um mistério. Algo como uma história de detetive.
Recebemos uma mensagem cifrada e temos que saber o que está escrito nela.
Que mensagem é esta?
Ela está dentro de cada uma de nossas células, é uma sequência de 4 letras (A, T, C e G), que parecem aleatórias, mas escondem uma receita muito importante para o funcionamento biológico dos seres vivos. O DNA!
O código genético, esta sequência aparentemente sem ordem, é composto pelas iniciais das quatro bases nitrogenadas que formam o nucleotídeo, a unidade básica dos ácidos nucleicos: Adenina, Timina, Citosina e Guanina. Vamos ver a nossa mensagem e decifrar este código.

sem que houvesse ambiguidade (que um códon servisse para mais de um aminoácido).
A conta é a seguinte: com três letras as possibilidades são de 64 combinações diferentes (4x4x4 = 64); com esta descoberta, percebemos que o código genético é degenerado, isto quer dizer, um aminoácido pode ser traduzido usando diferentes combinações de três bases nitrogenadas. Esta degeneração do código é muito importante pois ela assegura que mutações (troca de nucleotídeos no DNA), nem sempre levam a uma mudança na proteína que terá que ser produzida com esta sequência (ver na tabela abaixo: para o aminoácido alanina (ala), a mudança da última base do códon não muda o que será traduzido - GCU,
GCC, GCA ou GCG).
Para facilitar a nossa vida, temos uma tabela que relaciona os códons do RNA mensageiro com os aminoácidos que serão recrutados no ribossomo.

"O que significam estes números?"
Os números dizem a direção em que lemos a mensagem secreta de nossas células. A síntese de moléculas (outra fita de DNA ou RNA) acontece sempre nesta ordem pois esta sequência funciona como molde.
E a ordem sempre é esta: O DNA molde (3' para 5') e o
RNA mensageiro sintetizado (5' para 3').
Isto nos leva ao segundo passo. A sequência de DNA será o molde para uma molécula de RNA mensageiro que depois, lá no ribossomo será traduzida

Relacionados