bio genealogia

Páginas: 17 (4198 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

1. Introdução

Warren T. Reich definia a bioética como “o estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados de saúde, na medida em que essa conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”.

2. Condições de emergência da bioética

Só se consegue analisar o aspeto genealógico de emergência da bioética após o conhecimento das reflexões de váriosautores sobre este assunto.
O autor Warren T. Reich defende três grandes razões para a emergência da bioética:
As questões da bioética aplicam-se ao pensamento moderno uma vez que representam conflitos no campo da tecnologia e dos valores humanos básicos, como em assuntos que têm que a ver com a vida, a morte e a saúde, nomeadamente em virtude da introdução de novas tecnologias.
É um estimulanteintelectual e moral num período em que os princípios e as prioridades éticas estão sob observação.
O crescimento da bioética foi facilitado pela abertura ao trabalho multidisciplinar que hoje caracteriza muitos estudiosos e instituições académicas, especialmente em matérias que dizem respeito a aspetos individuais e sociais do comportamento humano.

Também H. Tristram Engelhardt refere quatrofatores históricos:
Grandes e rápidas mudanças tecnológicas que deram origem a pressões no sentido de se reexaminarem os pressupostos subjacentes de práticas estabelecidas
Os custos crescentes da prestação de cuidados de saúde, que levaram a questões sobre a distribuição de recursos.
O contexto abertamente pluralista em que os cuidados de saúde são hoje prestados.
A expansão de direitos deauto-determinação publicamente reconhecidos.
Segundo Archer, a emergência recente da bioética deve-se ao facto de não ser possível resolver os problemas da biomedicina apenas com recurso “a uma deontologia profissional e uma ética de inspiração hipócrita”, apoiada em várias virtudes básicas. Assim, enumera três fatores históricos responsáveis pela “nova bioética”, concluindo que esta provém daciência, que são: os abusos na experimentação em humanos; o surgimento de novas tecnologias, que permitiram ao Homem exercer poderes como o nascer, viver e morrer, dentro do que é tecnicamente possível e eticamente aceitável; e o reconhecimento de que as referências éticas tradicionais são insuficientes.

Alguns fatos históricos seriam responsáveis pelo desencadear de uma nova bioética como algunsabusos na experimentação com seres humanos e o surgir de novas tecnologias, que deram origem a situações inéditas de decisão moral, e ainda a perceção da insuficiência dos referenciais éticos tradicionais.
A bioética tem uma origem científica, porquanto foi sobretudo dos homens de ciência que proveio o apelo e o impulso para a nova bioética, talvez por reação vivencial ao rápido desenvolvimento deum tecnologismo desumanizante. “Aquilo que hoje se conhece como ‘bioética’ teve pois início uma década e meia após o fim da Segunda Guerra Mundial como um movimento, latamente entendido, para ‘humanizar’ a educação e a prática médica”
Albert Jonsen aponta cinco tópicos principais que mudaram a ética médica: a experimentação humana, a genética, os transplantes, a reprodução e a morte e o morrer.Para Daniel Callahan a palavra “bioética” veio a denotar não apenas um campo particular de estudo, mas também uma disciplina académica. É apenas mais um novo campo que emergiu em face de grandes mudanças científicas e técnicas.
O interesse pela nova bioética resulta de razões externas e razões internas.
Apesar de existirem várias razões para o surgimento da bioética, estas são insuficientespara explicar a sua emergência e expansão, sendo que s fatos históricos apresentados revelam a falência da ética médica.
Assim, como condições gerais de emergência da bioética temos:

- Crimes contra a humanidade na experimentação com seres humanos

A partir da Segunda Guerra Mundial surgiu uma inquietação a propósito das atividades biomédicas e da experimentação com seres humanos, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genealogia
  • genealogia
  • Genealogia
  • Genealogia
  • Genealogia
  • genealogia
  • Genealogia
  • Genealogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!