Bioética

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
FACULDADE SANTO AGOSTINHO

CURSO DE PSICOLOGIA

ALINNE MAYRA MONTURIL NEVES CASTELO BRANCO
CHÉRIDA MOURA CASTRO
GILDELINA BARROS DE OLIVEIRA
PRISCILA DE SÁ GILBERT
RAQUELINE DE SOUSA MOREIRA
TATIANNE CRISTINA MELO DO MONTE

RESUMO DE FISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA
A BIOÉTICA E A PSICOLOGIA DA SAÚDE

TERESINA(PI)
2011
ALINNE MAYRA MONTURIL NEVES CASTELO BRANCO
CHÉRIDA MOURA CASTROGILDELINA BARROS OLIVEIRA
PRISCILA DE SÁ GILBERT
RAQUELINE DE SOUSA MOREIRA
TATIANNE CRISTINA MELO DO MONTE

RESUMO DE FISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA

Resumo sobre o artigo: A bioética e a Psicologia da Saúde: Reflexões sobre Questões de vida e Morte, apresentado à disciplina de Fisiologia e Psicofisiologia, do curso de Psicologia da FSA, como requisito parcial para obtenção da segunda nota.PROFESSOR ORIENTADOR:
Adriana Nunes Pinheiro.

TERESINA(PI)
2011
A Bioética e a Psicologia da Saúde: Reflexões sobre Questões de Vida e Morte
As discussões sobre os temas limites vida-morte suscitaram dilemas que forçaram a ética a renascer com todo vigor (Torres, 1998). Segundo Veatch (1994), esta explosão da ética são responsáveis por dois movimentos sociais importantes:
1. ARevolução Tecnológica - que levou a prática médica a uma ênfase na técnica, no racional, no objetivo, no econômico, no público, etc, e num quase abandono dos aspectos psicossociais e emocionais, subjetivos no trato da doença. Da mesma forma a revolução biológica, com o conceito de patologia molecular que hoje em dia, governa toda a medicina, dará ao homem o domínio sobre três campos: o da reprodução; o dahereditariedade; o do sistema nervoso. Esse avanço tecnológico, traz novas esperanças para a humanidade, mas acarreta perigos e questionamentos éticos que exigem vigilância atenta. Um exemplo disso, são experimentos, como colocar o coração de um macaco em uma criança; utilização de tecido fetal no tratamento de doenças neurológicas e vários outros experimentos que têm ocorrido e suscitado dúvidasquanto às suas implicações éticas.
2. A Revolução Social – responsável pela explosão da ética, projetou a importância da pessoa leiga no processo decisório, inclusive na área médica, introduzindo no campo da ética, temas nunca antes abordados, como por exemplo: a regulamentação do aborto, que trouxe para alguns países a discussão do problema sobre quando a vida começa, ou quando ela termina.No início dos anos 60, um problema novo surgiu dando as pessoas leigas, o poder de decidir a respeito da admissão de um tratamento médico; a contestação da guerra do Vietnã, a luta pela igualdade dos direitos entre brancos e negros, homens e mulheres e provocaram o despertar de uma nova consciência de si e um apurado sentido do humano.
O surgimento da Bioética foi uma exigência das situaçõesdecorrentes dos fatos até aqui analisados. Como disciplina está completando 30 anos. Foi definida como ciência da sobrevivência humana (Potter, 1971), na escola de Wisconsin que entendeu a Bioética no sentido global, envolvendo biologia, ecologia e meio ambiente.. já a escola de Georgetown, Instituto Kennedy, ela foi um ramo da filosofia. Hoje, no estágio da bioética global, a gama de problemas seampliou e obrigou os eticistas a considerarem disciplinas para além de suas especificidades e assim, estabelecer fronteiras com diversos campos do conhecimento como, tais como, direito, medicina, religião, filosofia, antropologia, teologia, psicologia, e outras.
Portanto, um dos seus aspectos mais marcantes é o diálogo multidisciplinar em um contexto pluralista em que nos encontramos.
A Psicologiada Saúde e os Desafios da Bioética
A psicologia da saúde passou a integrar este contexto multidisciplinar. Vê na Bioética um campo de atuação de reflexão, no que diz respeito a outros campos da medicina intensiva, entre os quais destaca a questão da eutanásia versus distanásia e as questões decorrentes da medicina substitutiva entre as quais se destaca a questão dos transplantes. Essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!