Bioética

Páginas: 51 (12685 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
RESUMO

A Bioética, atualmente, é tida como sendo a ética aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos, ou seja, é a ética da vida abordando novas questões de forma original, buscando maior humanização nas relações entre médico, paciente e sociedade. O avanço da biotecnologia tem trazido muitas conquistas à humanidade, mas também, muitos riscos, assim, a aplicabilidade dosprocedimentos na investigação científica, precisa ser revista e repensada, pois embora possa ser científico nem sempre tem sido ético; uma vez que é preciso saber até que ponto a ciência "age" em benefício da humanidade.Esta pesquisa pretende situar historicamente algumas das questões levantadas pela bioética promovendo uma reflexão sobre o papel e os limites da ciência e da tecnologia na sociedadecontemporânea; busca trazer reflexões e possibilidades dessa nova ciência, além de debater a questão da neutralidade científica, a responsabilidade do médico e do cientista. Diante das questões expostas fica estabelecida a necessidade de se compreender a bioética, que nos últimos anos tem ocupado um espaço importante da reflexão humana.

Palavras-chave – Bioética; Biotecnologia; sociedade;humanização.

1 INTRODUÇÃO

É notável o desenvolvimento científico e tecnológico verificado na área da saúde; isso faz com que inúmeras questões sejam apresentadas aos profissionais que atuam nesta área. Os avanços da genética, da bioquímica e da microbiologia, ou seja, da biologia molecular, nas últimas décadas, resultaram em uma nova tecnologia voltada para a solução de problemas em benefícioda sociedade: a biotecnologia, a qual vem contribuindo significativamente em áreas necessárias à sobrevivência humana, como produção de alimentos, controle de pragas, sanidade animal, diagnóstico de doenças hereditárias ou não, produção de hormônios e, ainda, a terapia gênica.
Cada vez mais freqüentemente, a divulgação de novos avanços científicos e tecnológicos nesta área causa impactos naopinião pública e reacendem a polêmica sobre os cuidados que se fazem necessários ao ordenamento e no balizamento dos limites desejados pela sociedade, no sentido de avançar no desconhecido e a velocidade com que se deve incorporar as novas técnicas daí resultantes.
A biotecnologia, vem rompendo barreiras naturais da limitação entre espécies propiciando a manipulação e a criação de seqüênciasgenéticas antes desconhecidas, ou pelo menos nunca antes detectadas. Este avanço rumo ao desconhecido precisa ser acompanhado pela sociedade ensejando que cientistas e não-cientistas sejam cautelosos nos passos a serem dados.
Novas tecnologias muitas vezes assustam aqueles que não acompanham seu crescimento e inovação, particularmente quando as informações são recebidas pela mídia em momentosparticulares, quando algo espetacular ou de conseqüências inesperadas é divulgado. A genética é uma ciência do século XX, as Leis de Mendel foram revisitadas e desde o início deste século, vêm contribuindo de forma significativa para a decifração do código genético e a manipulação do DNA neste último quarto de século, acelerarando-se as descobertas científicas e suas aplicações biotecnológicas.
Novasperspectivas econômicas foram abertas nos campos da saúde humana, sanidade animal, produção de alimentos e novos termos e conceitos foram incorporados ao cotidiano como plantas e animais transgênicos, clonagem de mamíferos, produção de proteínas humanas em microrganismos, em plantas e em animais, mapeamento do genoma humano, técnicas de detecção e diagnóstico por avançados métodos; terapia gênicaetc. Junto a tantas biotecnologias, surgem algumas que despertam, mesmo entre os pesquisadores de engenharia genética, dúvidas, discussões e preocupações de caráter especulativo sobre futuras aplicações que possam ferir os princípios éticos da sociedade.
Os efeitos de técnicas biológicas como; a manipulação de DNA, a produção de embriões humanos em laboratório; estão atingindo uma sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!