Bioética

Páginas: 41 (10168 palavras) Publicado: 15 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE GUARULHOS

CURSO DE PSICOLOGIA










NOÇÕES DE BIOÉTICA


Texto elaborado pelo
Prof. Franklin M. Villela
para o acompanhamento
das aulas de Bioética
















GUARULHOS - OUTUBRO DE 2006


B I O É T I C A

1. INTRODUTÓRIOS
A palavra Bioética, hoje bastante usada, não é muito antiga. Segundo Warren T. Reich foi van RensselaerPotter quem primeiro cunhou o termo bioethics (bioética) ao escrever o livro Bioethics: bridge to the future, em 1971 (cf. PESSINI e BARCHIFONTAINE[1], 24). Seu significado foi aos poucos sendo delimitado. Para compreendê-lo melhor, pode-se começar pelo estudo da composição da palavra.
Bioética é uma palavra composta de BIOS, palavra grega que significa vida e ÉTICA, que indica uma parte daFilosofia, precisamente a parte da Filosofia que questiona as atividades do ser humano para possibilitar-lhe a realização (o fazer) do Bem. Etimologicamente, portanto, Bioética significa uma Ética que tem como preocupação fundamental as manifestações de vida (Bio). Para alcançar com maior amplitude e profundidade o que se pode entender com a palavra Bioética, será oportuno e necessário verificar osignificado de Ética. Para isso cumpre lembrar que no linguajar cotidiano aparecem diversas palavras que, usadas indiscriminadamente, podem levar a confusões. Entre estas palavras estão os termos moral e ética, que não indicam exatamente a mesma coisa, embora seja bastante difundido o emprego das duas palavras como se fossem sinônimos[2]. A palavra Moral, se origina do latim mos, que significa costume.E Ética, de onde vem? Qual o seu significado original?
A palavra Ética é uma palavra muito interessante na sua origem, pois o grego possui dois termos muito parecidos – não iguais! – dos quais derivam o nosso termo ética: ethos (escrita com a vogal longa eta) significa costume; ethos (escrita com a vogal breve epsilon) significa caráter, índole natural, temperamento. Como se percebe, noprimeiro caso, a palavra ética deriva de um conceito com preocupações sociais. No segundo caso, ética acentua uma questão pessoal, se refere a características pessoais de cada um que determinam quais virtudes e quais vícios cada um é capaz de praticar (CHAUI, 340). Entre os gregos, sobretudo a partir e por influência de Sócrates, parece ter prevalecido o significado mais ligado ao caráter pessoal: ética(com epsilon) seria o caminho que cada um escolheria a partir de uma reflexão e de uma decisão pessoal. A ética (com eta) indicaria a escolha de um caminho, fortemente influenciada pelo ambiente em que a pessoa vive, o que aconteceria sobretudo a partir do predomínio do modo de viver dos romanos, que passaram a se preocupar quase que exclusivamente com esta modalidade de ética e a chamaram demoral. Hoje é preciso fazer uma distinção quanto ao significado de Ética e Moral, principalmente porque em muitos ambientes não há clareza quanto a estes conceitos. A isto é preciso acrescentar a necessidade de distinguir também norma moral de norma jurídica.
→ Ética: o que é Ética? Etimologicamente, já foi visto, a palavra ética indicaria a capacidade de cada ser humano escolher e determinar o seucaminho. Para isso ele precisa conhecer a si mesmo e as possibilidades que se lhe apresentam. Ora, o conhecimento é o resultado de uma das posturas fundamentais do ser humano: a filosofia. A Ética é, portanto, antes de mais nada uma postura filosófica. Enquanto disciplina, enquanto uma atividade que nos permite conhecer, a Ética é uma parte da Filosofia[3]. Saviani define: Filosofia é umareflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas da realidade. Assim, a Ética, por ser uma parte da Filosofia é, antes de tudo, uma reflexão, se caracteriza por uma postura reflexiva. Uma reflexão radical sobre uma propriedade humana, o agir. Assim, pode-se definir: Ética é uma reflexão sobre os princípios que orientam a ação humana para possibilitar ao ser humano realizar cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • bioetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!