Bioética

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO
A Bioética ainda é um assunto muito recente, que está sendo explorado e não terá fim, pois é um assunto muito amplo, que mexe com a moral, com a conduta, com princípios e valores humanos de cada um, não só profissional, mas da vida.
Na área da saúde a bioética veio para questionar como a tecnologia e a medicina no tratamento tem infringindo o direito dopaciente/cliente na hora de decidir o que se é melhor para ele, sobre sua autonomia (poder de decisão), sua beneficência (preservação da sua vida) e justiça (um consenso do que é certo dentro da moralidade suprindo sua necessidade).






2. SURGIMENTO DA BIOÉTICA
“Referencial ao pensamento Bioético: A Ética que não serve para tornar vida mais humana, é como a medicina que não servepara curar.” (BAKSHTANOVSKI. V. L. 1989).

A bioética surge com o avanço das ciências biomédicas, que trouxeram questões relacionadas com a vida, (bebê de proveta, bancos de esperma, transplante de órgãos, entre outros) que ainda não foram analisados. Estes assuntos precisavam de uma consideração ética, que até o momento não haviam sido feitas. Daí o aparecimento da bioética,(bios= vida, ética= ethos de moral) para refletir sobre eles, com o que as novas situações exigiam. (GELAIN, 2010).
Segundo Barchifontaine e Leocir (1989), por volta de 1970 desenvolve-se nos EUA, o conceito de Bioética, sendo espalhados por meio de congressos internacionais e centralizados especialmente no problema da experimentação sobre o homem, seu estudo de métodos da ciência e seucontrole social. Começa então a Associação Médica Mundial reagir: um código foi discutido em Genebra, 1961, votado em Helsinki, 1964 e completado em Tóquio 1975. (
Em 1971, Van Renselaer Potter (oncologista) foi o primeiro a utilizar o termo bioética, em seu livro. Barchifontaine e Leocir (1989), foram biólogos que deram início à reflexão no terreno da bioética. Entre elesdestacam-se: Willard Gayling e Daniel Gallahan, André Helleger, (JÚNIOR, 2007).










3. O QUE É BIOÉTICA
“A Bioética tem sido descrita enquanto o "estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, na medida em que essa conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”. ”(CLOTET,1993).Segundo Clotet (1995) a bioética é definida de diferentes formas; uma forma mais simples, é como “a abordagem dos problemas éticos, ocasionada pelo grande avanço das ciências biológicas, bioquímicas e médicas” ou ainda, “ uma ética aplicada que se ocupa do uso correto das novas tecnologias na área das ciências médicas e da solução adequada dos dilemas morais por ela apresentados”.De forma mais ampla, a bioética é uma reflexão sobre a moral nas decisões na área da saúde e onde atuam os cientistas e biólogos. Entre as reflexões, uma das mais abrangidas é em respeito à vida, (bebê de proveta, banco de esperma etc.); com qualidade de vida, (experimentação humana, transplante de órgãos, ecologia etc.); com a morte (eutanásia, aborto, pena de morte, tortura etc.). A bioéticapretende organizar os direitos do paciente frente o poder médico. (GELAIN, 2010).
Conforme dito por Pessini e Barchifontaine (1989), a bioética age em uma área que é comum a diversas disciplinas, tratando de problemas que são únicos, envolvendo questões que se refere ao início, fim da vida humana e outras, tais como contracepção, esterilização, aborto, concepção assistida, doação desêmen ou de óvulo, morte ou morrer, paciente terminal, eutanásia, suicídio, transplantes, códigos de ética das diversas profissões, experimentação em seres humanos, pena de morte.













4. CONCEITO DA BIOÉTICA
* Conforme Roy (1996), “A bioética estuda a moralidade da conduta humana, no campo das ciências da vida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!