Bioética

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
ENGENHARIA GENÉTICA

Engenharia genética e modificação genética são termos usados para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste.Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo paraaumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
Exemplos são a produção de insulinahumana através do uso modificado de bactérias e da produção de novos tipos de ratos como o Onco Mouse (rato cancro) para pesquisa, através de re-estruturamento genético. Já que uma proteína é codificadapor um segmento específico de DNA chamado gene, versões futuras podem ser modificadas mudando o DNA de um gene. Uma maneira de fazê-lo é isolando o pedaço de ADN contendo o gene, cortando-o comprecisão, e reintroduzindo o gene em um segmento de DNA diferente.
A engenharia genética oferece a partir do estudo e manuseio bio-molecular (também chamado de processo biológico e molecular), a obtençãode materiais orgânicos sintéticos. Os processos de indução da modificação genética permitiram que a estrutura de seqüências de bases completas de DNA fossem decifradas, portanto facilitando a clonagemde genes.
A clonagem de genes é uma técnica que está sendo largamente utilizada em microbiologia celular na identificação e na cópia de um determinado gene no interior de um organismo simplesempregado como receptor, uma bactéria, por exemplo. Este processo é muito importante na síntese de alguns sub-produtos utilizados para o tratamento de diversas enfermidades.
Em 1978, o suíço Werner Arber eos norte-americanos Daniel Nathans e Hamilton O. Smith foram recompensados com o Prêmio Nobel de medicina ou fisiologia por terem isolado as enzimas de restrição, que são substâncias capazes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!