Bioética

Páginas: 12 (2989 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS – CPCE
DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA/BJ
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À BIOÉTICA
PROFESSORA: SANDRA LESTINGE











ATIVIDADE



ACADÊMICOS:
Ana Camila da Silva Rodrigues
Maria Gonçalves Feitosa
Renan Henrique Beserra de Sousa








BOM JESUS – PI / 2011
A.A bioética é a disciplina ética que se formou em torno de pesquisas, práticas e teorias que visam interpretar os problemas levantados pela biotecnociência e pela biomedicina e é um estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (Ética) e Direito, sendo de uma indentidade instável, e que tem a importante característica de situar-se “no espaço aberto” de uma sociedade pluralista, ondese discutem ou confrontam-se concepções diferentes e até inrredutíveis umas às outras, onde se fala linguagens conflitantes sobre o mesmo assunto. A ação da bioética se encaixa no contexto da declaração dos direitos humanos onde visa o respeito à vida e à dignidade do ser humano dando a liberdade de palavra, de crença e da liberdade.

B. O conceito de bioética surgiu na década de 70, comintuito de abordar discussões acerca de novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, sendo o primeiro a usar este termo o oncologista Van Rensilhaer Potter. O termo surgiu a partir de questões das quais o mundo estava enfrentando como o que ocorreu na Segunda Guerra Mundial, onde o uso abusivo de práticas médicas pelos médicos nazistas em nome da ciência era comum, onde era praticadoexperiências criminosas com prisioneiros de campo sem nenhuma intenção científica e sem utilidade. Além das atrocidades, tais médicos prestaram um grande desserviço a medicina, com suas políticas de manipulação de seres humanos em suas sádicas experiências e outro ponto forte fora a descoberta de experiências realizadas desde os anos 20 com um grupo de 600 negros portadores de sífilis ao longode 50 anos no estado do Alabama, onde os cientistas proibiram o uso de penicilina ou qualquer outro medicamento que viesse combater a doença.
Após a Segunda Guerra Mundial a economia capitalista esteve em expansão e enriquecimento. Portanto na década de 70 essa expansão fora abalada pela crise do petróleo, provocando uma recessão e o aumento da inflação. Também nos anos 70 há o surgimento denovas técnicas na produção tais como automação, robotização e tercerização da mão-de-obra, diminuindo a oferta de emprego.
Um dos artigos da Declaração dos Direitos Humanos que fomenta a importância da atuação da bioética em diferentes âmbitos sociais é o quinto artigo. Ele assegura que nenhum ser humano será submetido a tortura nem castigos cruéis, desumano ou degradante.
C. HubertLepargneur: o autor recusa o conceito da bioética como uma disciplina em formação, que aos poucos iria constituir o seu corpus científico, e adere plenamente ao conceito da bioética como uma disciplina de um certo confronto que aceita o diálogo legal e esclarecido entre visões inicialmente divergentes, o autor descreve ainda que a bioética não possui e não pode possuir uma fundamentação ética comum, ondedeve-se aceitar que toda bioética, cujo conceito deve significar dinamismo para certa universidade ou universalização ética, sob e pena de voltarmos à irrelevância de modismo passageiro qualquer, supõe em cada agente moral, individual ou coletivo uma ética consistente e aceitar que a bioética não é uma disciplina científica como qualquer outra, prometida a edificar um sólido corpusautojustificado, pelo menos pela falta provisória de demonstração de falsidade e saber que a bioética é o lugar virtual, mas disciplinado, do encontro das dificuldades emergentes no tocante às modalidades modernas da vida humana.
Olinto A. Pegoraro: o autor descreve o conceito de bioética como uma disciplina que se formou em torno de pesquisas, práticas e teoria, sendo de um identidade instável com uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica
  • Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!