Bioética: os fetos anencéfalos

Páginas: 28 (6775 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Acadêmicos: Tania Mara Marcos, Vinícius Bayma De Menezes Dalpasquale
Iriberto Antonio Moschetta Junior e Savele Buchmeier.

Professora: Heloisa Blasi Rodrigues
Campus Santa Catarina – São José
Ano 2012.1

INTRODUÇÃO

Trata-se de uma pesquisa relacionada aos estudos da bioética com enfoque na interrupção voluntária da gravidez em caso de fetos comanencefalia.
A pesquisa está basicamente estruturada em quatro partes, nas quais irá desenvolver-se o tema proposto da seguinte forma: inicialmente, irá ser realizado um estudo acerca da bioética, o seu conceito, princípios e o seu desenvolvimento nos países periféricos e nos centrais, explicando a diferença entre estes dois modelos.
Em seguida, realizar-se-á uma resenha crítica sobre o documentário “UmaHistória Severina” e o filme “O Aborto dos Outros”.
Numa terceira etapa, serão analisadas as decisões de nossos Tribunais acerca da interrupção voluntária da gravidez de fetos anencéfalos.
Por derradeiro, apresentar-se-á como a questão de interrupção voluntária da gravidez é tratada nos países europeus, ocidentais e na América central, do norte e do sul.

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE “BIOÉTICA”.A definição de bioética não é um problema de fácil resolução em função do seu constante processo de surgimento de novas reflexões sobre os problemas antigos e recentes da medicina. Há os que classificam a bioética como um movimento de idéias historicamente ou historicamente mutáveis. A definição dada pela Encyclopedia of Bioethics, de 1978, assim dispõe: “estudo sistemático de conduta humana noâmbito das ciências da vida e da saúde considerada à luz de valores e de princípios morais”. (SGRECCIA, 1996, p. 42).
Já na segunda edição de enciclopédia em 1995,  a definição apresenta-se como: “O estudo sistemático das dimensões morais, incluindo a visão, a decisão, a conduta e as normas, das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contextointerdisciplinar”. (OGUISSO, ZOBOLI, 2006,  p. 121).
Peter Singer a bioética como uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, onde visa resolver os conflitos e controvérsias morais, do ponto de vista de algum sistema de valores, chamado também de “ética”. Estes conflitos surgem das interações humanas em sociedade, onde devem solucionar os conflitos de interesses e valores sem poder recorrer,consensualmente, às autoridades, mas tão somente pela negociação entre as partes, onde os agentes morais dos envolvidos devem, em principio, ser considerados eticamente competentes pra resolver a sitaução em conjunto.
Informação extraída do Ministério da Saúde, no trecho abaixo, nas palavras de Reich, conceitua Bioética:

“Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão moral,decisões, condutas e políticas – das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.”(Reich).

Ainda, conforme o Ministério da Saúde as condutas humanas, são dependentes das normas morais que existem na consciência de cada um. Como consequência, diferentes pontos de vista determinam as diversas respostas das pessoas frente aossemelhantes.
A existência dessas normas morais tem sempre estado presente na vida das pessoas, norteando a análise dos problemas. Através conselhos, ordens,obrigações e proibições recebidas por nós desde pequenos, aprendemos a orientar e determinar nossa conduta numa etapa posterior.As condutas humanas, são dependentes das normas morais que existem na consciência de cada um. Como consequência,diferentes pontos de vista determinam as diversas respostas das pessoas frente aos semelhantes.

A BIOÉTICA NOS PAÍSES CENTRAIS E NOS PAÍSES PERIFÉRICOS

Em edital publicado na revista Bioethics , com o título “Colonialismo Bioético, os autores Ruth Chadwick e Udo Schüklenk tratam da questão de grande relevância para os bioeticistas dos países periféricos, que é a prerrogativa e necessidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fetos Anencefalos
  • Feto anencefalo
  • Fetos anencéfalos
  • Feto anencéfalo
  • feto anencefalo
  • Fetos anencéfalos
  • Feto anencefalo
  • Feto anencefalo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!