Bilu e joão

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
O Filme Bilu e João relata a Desigualdade Social e o Trabalho Infantil.
Desigualdade Social é tratar as pessoas com diferenças, essas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura , classes sociais e outros. Para Sabermos o que é desigualdade social, basta dar uma olhada em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outrosque vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas enquanto outros não tem o que comer.
A desigualdade das classes sociais acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois aexclusão social os torna cada vez mais incapazes de ter uma vida digna.
Sabemos que as desigualdades sociais está relacionada com a educação.Por isso, o nível de escolaridade é elemento básico e fundamental para o desenvolvimento humano,social, cultural e econômico de um país. No Brasil, as principais causas de desigualdade social entre pessoas é a pobreza, desemprego, o anafalbetismo etc.
Nointuito de combater as desigualdades sociais, o governo vem apresemtando programas sociais para pessoas de baixa renda fazendo com que sejam atendidas prioriamente os mais necessitados.
O trabalho infantil é um sério problema social que impede crianças de terem um desenvolvimento saudável e educação apropriada. No Brasil, é ilegal que crianças até 14 anos trabalhem, mas é acito, e muitas vezesencorajado, que jovens tenham emprego enquanto ainda estão na escola.
O trabalho infantil é considerado uma situação indesejável porque se pressupoem que a maneira mais adequada para se atingir o pleno desenvolvimento infantil é dividir o tempo da criança entre escola e lazer. Existem diversos motivos para as crianças e adolecentes se incorporarem ao mercado de trabalho. A pobreza é o principal.Outra causa importante é a demanda do mercado de trabalho por mão-de-obra barata. Além do fato das crianças trabalharem por menos dinheiro, elas são mais facilemnte disciplinadas e não estão organizadas em sindicato.
No Estado da Bahia apresenta o maior número de crianças trabalhadoras do País. 486 mil crianças são vítmas de trabalho infantil. Qualquer trabalho exercido por crianças e adolecentescom menos de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, é proibido por lei. Hoje a exploração de trabalho infantil está presente em diversos ambientes, tanto privado como públicos. “Muitos pais impõem que seus filhos abandonem os estudos para trabalhar e muitas vezes isso é prjudicial. Os pais deveriam buscar outra forma de sobreviver e se concientizar de que o estudo é o diferencial para umfuturo melhor”. Eles não vêem os esforços das crianças como um trabalho, mas sim como uma ajuda de renda familiar. Para alguns pais, as crianças de baixa renda que trabalham estão salvas de vícios e da marginalidade. Devido ao cansaço e a falta de tempo para estudar, muitas crianças abandonam a escola inúmeras vezes e amargam sucessivas reprovações. Isso causa uma defasagem da criança em relação àsérie cursada e até mesmo o abandono dos estudos. Muitas e muitas crianças amadurecem prematuramente às custas de grandes sofrimentos, elas se tornam adutos com baixo grau de escolaridade, o que reduz as chances de ter um bom emprego
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBJE), trabalhar diariamente faz parte do cotidiano de mais de 150 mil crianças na Bahia, e cerca de 46 mil emSalvador. Vindo de famílias pobres, na maioria das vezes sem moradia e sem condições de manter-se dignamente, as crianças são obrigadas desde muito cedo a realizar tarefas que possibilitem ao menos a sua sobrevivência.
Para tentar minimizar as chances das crianças entrarem no mercado de trabalho, foi implantado em 1996, o Programa de Erradiação do Trabalho Infantil (PETI) é um programa do Governo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bilú e João
  • Bilu e joao
  • João e bilú
  • João e bilu
  • João e bilu
  • Joao e bilu
  • joão e bilu
  • João e bilú

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!