bilologia - hiv

510 palavras 3 páginas
Três pacientes com HIV apresentaram contagem indetectável do vírus
Atualidades, Saúde
O vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), é um dos mais perigosos vírus espalhados ao redor do planeta. Desde o surgimento da epidemia, estima-se que 36 milhões de pessoas morreram em decorrência dos problemas causados pela contaminação e atualmente são 35 milhões de pessoas no mundo que vivem com o vírus.
O HIV ataca as células de defesa do nosso corpo, especialmente os linfócitos T, se ligando diretamente aos receptores CD4 destas células. Como os vírus apresentam uma taxa de mutação acelerada, fica muito difícil encontrar uma cura para o vírus. Porém, além dos receptores CD4, os quais o vírus se utiliza para entrar na célula e completar seu ciclo, os pesquisadores descobriram que eles também precisam de um outro receptor, o CCR5delta32, que é interno na célula, para completar seu ciclo de replicação.
Outra novidade é que os pesquisadores viram que muitas pessoas apresentam uma mutação nos genes para este receptor interno, o que os tornou imunes à expansão do vírus dentro do corpo, porque o HIV não conseguia completar o seu ciclo. Então os pesquisadores pensaram que o transplante de medula óssea de indivíduos que apresentam a mutação para pessoas contaminadas com o vírus poderia resolver o problema, já que é na medula óssea que são produzidas as células do sangue.
Em 2008, um paciente portador do vírus recebeu o transplante e a hipótese cogitada pelos pesquisadores foi confirmada. O paciente soropositivo Timothy Ray Brown, após ser diagnosticado com uma leucemia recebeu um transplante de medula e continuou a tomar os remédios contra o vírus. Algum tempo depois, os níveis de HIV em seu sangue não foram mais detectados e ele parou de tomar os remédios. Surpreendentemente, o vírus ainda continua sem ser detectado em Brown.

Neste meio tempo outras técnicas foram estudadas, principalmente para resolver o problema

Relacionados