bilogia

Páginas: 4 (910 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Bactérias são microrganismos com uma alta capacidade de se reproduzir, apresentando basicamente a reprodução assexuada como processo de formação de novos indivíduos. Em razão dessa capacidade dereprodução em poucos minutos, uma única bactéria pode originar uma população de bactérias semelhantes à original. Esse conjunto de bactérias ocasionadas de uma “original” é conhecido como clone.Entretanto, mesmo não apresentando reprodução sexuada, em certas espécies ocorrem processos nos quais a mistura de material genético permite a formação de bactérias diferentes. Esses processos sãoconhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.
Transformação bacteriana
Ocorre pela absorção de moléculas ou fragmentosde moléculas de DNA que estejam dispersas no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas; a célula bacteriana transformada passa a apresentar novas características hereditárias,condicionadas pelo DNA incorporado. Este não precisa ser de bactéria da mesma espécie ;em principio, qualquer tipo de DNA pode ser capturado se as condições forem adequadas. Entanto, um DNA capturadosó será introduzido no cromossomo bacteriano se for semelhante ao DNA da bactéria receptora.
A mistura entre moléculas de DNA que ocorre nas bactérias é semelhante à permuta que ocorre nameiose de organismos eucarióticos . O segmento de DNA absorvido do ambiente emparelha-se à região correspondente do cromossomo bacteriano e ocorre troca de pedaços entre eles.
O experimentoclássico que mostrou a existência da transformação bacteriana foi realizado em 1928, pelo bacteriologista Fred Griffith (1800-1941). Ao estudar a bactéria diplococcus pneumoniae, que causa pneumonia emcamundongos, ele descobriu que só as linhagens capsuladas causavam a doença. Entretanto, linhagens de bactérias sem cápsulas podiam se transformar e passar a produzir cápsulas se entrassem em contato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bilogia
  • Bilogia
  • bilogia
  • Bilogia
  • bilogia
  • Bilogia
  • bilogia
  • bilogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!