billigy

423 palavras 2 páginas
Brincadeira de criança é normal e até saudável. O problema é quando ela passa do limite e vira um problema sério: o bullying (a pronúncia é búlin). "O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo. Nele, uma criança sempre será o dominador e a outra, a dominada", explica a psicóBrigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de todos esses comportamentos.loga Andreia Calçada. ignificado do termo

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “ brincadeiras” maldosas e intimidadoras. Brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno. Quais as conseqüências para as vítimas do bullying?
A prática do bullying escolar, em inúmeras ocasiões, ainda costuma ser vista por pais, professores e diretores como brincadeiras normais do cotidiano, próprias à idade infantil ou adolescente. Todavia, as pesquisas têm demonstrado que essa prática acarreta significativos danos aos envolvidos, tais como:
• Autoestima afetada;
• Transtornos de atenção e concentração;
• Evasão escolar;
• Baixo rendimento escolar ligado a problemas de aprendizagem;
• Estresse e depressão com idéias de vingança e/ou suicidas;
• Ansiedade e fobias;
• Agressividade e dificuldades de relacionamento social.
Além dessas conseqüências, a prática

Relacionados