biiografia

369 palavras 2 páginas
Charles Wright Mills

Sociólogo norte-americano, Charles Wright Mills nasceu em 1916, no Texas, e veio a falecer em 1962, emNova Iorque.
Estudou no Agricultural and Mechanical College of Texas, uma instituição rígida que, segundo algunsestudiosos da sua vida e obra, terá influenciado a sua personalidade rebelde. Doutorou-se, em 1941, emSociologia e Antropologia, na Universidade de Wisconsin. Começou por lecionar na Universidade de Marylande em 1945 mudou para a Universidade de Columbia onde permaneceu até ao momento da sua morte.
Apesar do seu desaparecimento precoce, Wright Mills teve tempo para desafiar ideias e preconceitossociais e para se afirmar como uma figura inovadora e inevitável da sociologia. Abalou grandes nomes dasciências sociais com críticas severas a tradições teóricas importantes. Num dos seus livros de maiordestaque, A Imaginação Sociológica (1959), criticou a tendência para manipular a evidência histórica eassim produzir um "colete de forças trans-histórico". Na mesma obra, identificou outro entrave ao progressodas ciências humanas naquilo a que chamou "Grã Teoria", ou seja, na crença de que o objetivo das ciênciassociais é o de construir "uma teoria sistemática da 'natureza do homem e da sociedade'". Segundo Mills, a"grã-teoria" está tão preocupada em fazer revelações abstratas da sociedade que evita lidar com osgrandes problemas sociais.
A sua postura crítica e independente dos grandes centros de poder ficou clara também noutra das suasmais importantes obras, A Elite do Poder (1956), onde traça uma explicação da estrutura de poder dasociedade norte americana do pós-guerra e afirma que as três esferas institucionais mais importantes nestasociedade são as esferas política, industrial e militar, cada vez mais interdependentes. Conclui Mills que osEstados Unidos são dominados por uma única elite poderosa composta pelos dirigentes destas três esferasinstitucionais.
Wright Mills é um dos mais importantes teóricos da escola conflitual e um

Relacionados