bigdfgsh

2833 palavras 12 páginas
O que é um “FIREWALL”?

Um Firewall é uma 'passagem' ("gateway") que restringe e controla o fluxo do tráfego de dados entre redes, mais comumente entre uma rede empresarial interna e a Internet. Os Firewalls podem também estabelecer passagens seguras entre redes internas.
Castelos e suas fortificações são comumente usados em analogia na descrição dos mecanismos de defesa de um sistema de Firewalls. Um castelo é projetado para proteger as pessoas do lado de dentro dos ataques e tentativas de invasão vindas do lado de fora. Existe portanto, um perímetro de defesa que mantém os atacantes o mais afastados quanto possível.
(paredes externas, fossos, crocodilos, etc). O portão do castelo é o 'posto de controle' por onde as pessoas e suprimentos devem passar para poder entrar ou sair do castelo. É o ponto de maior concentração de recursos de defesa do castelo. O Firewall é esse 'posto de controle' das redes internas que, de forma ativa, inspeciona e controla o fluxo do tráfego de dados entre as redes. No caso de um Firewall com Proxy, o tráfego nunca transita livremente entre as redes.
Ao invés disso o Proxy 're-empacota' (ou mascara) as requisições e as respostas. Nenhum Servidor interno é acessado diretamente de uma rede externa e nenhum Servidor externo é acessado diretamente a partir da rede interna.

Pense nas pessoas dentro do castelo. Durante os tempos de tensão, eles podem preferir manter-se dentro do castelo e usar os 'agentes proxy'
(representantes) para cuidar de seus interesses e necessidades fora do castelo.Parte de um projeto confiável de uma rede conectada na Internet é a criação de uma 'zona desmilitarizada' ou DMZ (demilitarized zone) que é justamente uma rede parcialmente protegida que se localiza entre a rede protegida e a rede desprotegida.
A DMZ é protegida por um sistema de defesa perimetral, muito semelhante aos muros externos e fossos dos castelos. Imagine a praça de comércio de um castelo. Nos tempos

Relacionados