BIG DATA

Páginas: 20 (4932 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Centro Universitário Carioca – Unicarioca




DÊNIS DE ANDRADE FLORES





BIG DATA
DESAFIOS E OPORTUNIDADES








Rio de Janeiro
2014





DÊNIS DE ANDRADE FLORES



BIG DATA
DESAFIOS E OPORTUNIDADES


Atividade supervisionada de curso,
pré-requisito para conclusão da disciplina Banco de Dados II, fazendo jus ao título conferido pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA – UNICARIOCA
ORIENTADOR: Prof.Soraia Rocha








Rio de Janeiro
2014

Índice

1 INTRODUÇÃO 4
2 INTRODUÇÃO AO BIG DATA 6
2.1 CONCEITOS E NOÇÕES SOBRE O BIG DATA 6
2.2 BIG DATA - O conceito dos Três V's 7
2.2.1Big Data- Volume. 7
2.2.2Big Data -Variedade 8
Y 2.2.3Big Data Velocidade 8
2.3 Big Data - Tipos de dados e personagens do ambiente Big Data 9
3 BANCO DE DADOS 10
3.1 Bancos de Dados - Modelos11
3.1.1 Modelo de banco de dados hierárquicos. 11
3.1.2 Modelo de banco de dados de rede 12
3.1.3 Modelo de banco de dados relacional 13
3.2 BIG DATA – ARMAZENAMENTO DE DADOS 13
4 SEGURANÇA DE BIG DATA 14
5 MINERAÇÃO DE DADOS. 16
6 ESTUDOS DE CASOS 17
6.1 INTRODUÇÃO AO HADOOP 18
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
8 BIBLIOGRAFIA 21






















1 Introdução

Uma nova eratecnológica está surgindo rapidamente: um cenário onde o volume de dados aumenta a cada instante e onde soluções podem ser encontradas em informações que, aparentemente, não possuiriam relação alguma e dados na casa dos zetabytes já podem ser considerados algo muito próximo de ser alcançado (WHITE, 2010, p.1-3).
De acordo com Costa et al. (2012), o processo de “digitalização” dos sistemas é o maiorimpulsionador do crescimento dos dados digitais, pois suas atividades (manipulação, transferências, armazenamento) geram informações. O rápido crescimento no volume de dados despertou em grandes empresas como Microsoft, Google, Facebook e Yahoo!, um grande interesse, pois, através de pesquisas nessa gama de informações, seria possível descobrir os sites mais populares, os livros com maior númerode downloads, os anúncios publicitários mais vistos e, desta maneira, criar formas mais atrativas e direcionadas ao senso comum, recrutando cada vez mais clientes (LAM, 2011, p.3). Segundo White (2010, p.1):
O aumento nas taxas de volume de dados é originário de diversas fontes, podendo ser observados algumas fontes com grande potencial de contribuição, tais como: A bolsa de valoresnorte-americana que gera 1 terabyte de novos dados por dia; O Facebook, detentor de aproximadamente 10 bilhões de imagens armazenadas, que ocupam 1 petabyte de armazenamento; O Ancestry.com, a maior empresa no mundo voltada a estudos genealógicos, possui um volume de dados calculado em 2,5 petabytes de dados; A Internet Archive (biblioteca digital da Internet), detêm 2 petabytes de dados, e possui aumenta em 20terabytes por mês o seu volume de informações;O Grande Colisor de Hádrons (LHC) vai gerar aproximadamente 15 petabytes de informações por ano.

Estudos realizados pela International Data Corporation (IDC) em conjunto com a corporação EMC em junho de 2011 constataram que o aglomerado de informações.



Figura 1 – Expectativa de crescimento da quantidade de dados gerados
De acordo com Goldman etal. (2012), surge à necessidade de um novo conceito de se pensar, pesquisar, manipular e gerar soluções para este quase imensurável montante de informações. A tecnologia Big Data e seus processos, então, vieram propor uma solução para o aproveitamento destes dados não relacionais, provenientes de lugares distintos, gerados por um único usuário e/ou por centenas de milhares de pessoas; essatecnologia, em princípio, foi intitulada como uma evolução do Data Warehouse.
Ainda segundo Goldman et al. (2012), abstrair soluções para empresas e governos, mapear estilos de vida com intuito de se prever doenças e gerar padrões específicos para cada indivíduo, aumentar a segurança na geração de dados pessoais, prever catástrofes naturais, entre outras, são exemplos de utilização da tecnologia Big...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • big data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big DAta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!