Big Data

Páginas: 18 (4258 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
big data - Preço alto vende mais? Veja a resposta neste artigo Da indústria de bens de consumo


Autores
Euripedes Gomes (euripedes.gomes@gms-sw.com): é Engenheiro, possui MBA - Marketing; Mestre em Estatística & Qualidade e Ph.D em Engenharia Mecânica. Prof. Dr. MBA - Engenharia de Operações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), das disciplinas Supply Chain e Manufatura& Logística. Executivo com 20 anos de experiência na Hewlett-Packard Company assumindo posições em nível Brasil, Mercosul, América Latina, Américas, nas áreas de Supply Chain, Manufatura, IT, Qualidade e Projetos. Trabalhou seis anos com Israel (Tel-Aviv) nas áreas de Supply Chain, Serviços ao cliente e Projetos.
Bruno Andrade Esmeraldo (besmeraldo@hotmail.com): é formado em Engenharia Elétrica,experiência em empresas de grande porte para bens de consumo. Trabalhou com projetos de engenharia e, atualmente, trabalha com projetos de logística para a cadeia de Supply Chain com foco em otimização de distribuição e redução de custos.
RESUMO
Neste artigo discute-se a perda de Market Share de uma empresa de bens de consumo no mercado brasileiro. Estudou-se a participação de mercado nasdiferentes regiões brasileiras. Para resolver este problema foi utilizada a metodologia do Big Data, estudando-se 5.500 cidades brasileiras nas regiões norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul; e variáveis que poderiam estar impactando o Market share como volume de vendas nessas cidades, share of wallet, nível de exposição do Produto nos pontos de venda, variação do preço do Produto versus seusconcorrentes. Focou-se em certas capitais do país e foi identificado um fenômeno curioso onde a combinação de preços competitivos não resultava necessariamente em liderança de mercado. Na região nordeste a variação do preço com o concorrente subiu de 8% para 14% resultando em um aumento de vendas o que não ocorria em outras regiões.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste estudo foi utilizar osconceitos e a metodologia do Big Data para a busca de informações disponíveis nos bancos de dados e trabalhá-los de tal forma que se obtenham alguns resultados para serem analisados.
A razão deste trabalho se faz pela necessidade de melhoria da cadeia logística, e como esta atividade pode ser melhorada pela busca incessante de dados estruturados e não estruturados para que, por meio da coleta,estratificação e análise, seja possível identificar critérios competitivos importantes, bem como o desempenho da empresa nestes mesmos critérios.
A elaboração de uma matriz de dados de desempenho é de fundamental importância, pois o estudo e a identificação de padrões desta matriz deverão ser utilizados no foco de recursos de maneira a obter e sustentar um crescimento da sua participação de mercado.Neste caso, o estudo foi desenvolvido a partir de um modelo da cadeia logística ponta a ponta de uma empresa que fabrica Produtos de bens de consumo. Será utilizado apenas um Produto para exemplificação do processo logístico e todas as condições de controle e referências partirão deste processo.
A cadeia ponta a ponta da empresa estudada pode ser dividida basicamente em seis etapas: fornecedores;planejamento e compra; manufatura; distribuição; vendas e marketing; e, finalmente, clientes. Dentro da etapa “fornecedores”, podemos citar os subfornecedores presentes nos setores de mineração, petróleo e siderurgia para obtenção da matéria prima bruta, após isso os fornecedores de produtos acabados como caixa de papelão, tampas plásticas, frascos, produtos químicos entre outros. A próxima faseseria a etapa “planejamento e compras” onde basicamente é feito o planejamento da demanda dos insumos e da produção do produto acabado, após o planejamento realizado ocorre a efetivação da compra da matéria prima na quantidade necessária e no prazo estabelecido. Na sequência, temos a etapa “manufatura” onde se utilizam de todos os insumos dos fornecedores e se obtém o Produto. Com o Produto pronto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Big Data
  • Big Data
  • big data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big DAta
  • Big Data

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!