big data

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
A informática tem passado por grandes transformações, no decorrer dos últimos anos. A proporção de dados produzidos e armazenados é cada vez mais expressiva, chegando a ultrapassar a marca dos três bilhões de gigabytes diários, ao passo que estudos indicam que a quantidade de dados gerados irá triplicar até 2015. Junto a essa escala maciça de dados, surgiram centros de dados(datacenters), muitas vezes atuando como provedores de serviços de computação em “nuvem”, ou seja, modelo que permite ao usuário através da Internet, utilizar servidores de terceiros com o intuito de armazenagem e processamento de dados e também usufruir de programas executados nos servidores. O grande desafio que a proporção de massa de dados trás, é como oferecer alto desempenho, disponibilidade etratamento eficaz dos dados a um custo barateado.OBigData representa oportunidades revolucionárias para as organizações solucionarem verdadeiros desafios de negócios.Contudo, o trabalho aqui apresentado tem por finalidade abranger assuntos relacionados ao Big Data, trazendo os seus respectivos conceitos e a sua aplicabilidade em três empresas distintas, de modo com que possam compreender de formaobjetiva tal tecnologia.

DESENVOLVIMENTO
Conceito
Embora tenha nascido na década de 1990, o termo Big Data começou a ser desenvolvido e utilizado pelo mercado com mais frequência nos últimos anos. É possível que haja maneiras totalmente divergentes no modo de entendimento em cada site e livro que se lê, ou seja, se você ler 3 materiais sobre bigdata, provavelmente cada uma trará conceitosdiferentes. Dentre as matérias, ao se tirar uma similaridade se verá que na sua raiz refere-se a administração de um grande volume de dados e extração de informações em um menor tempo de requisição, e no quão rápido uma organização pode transformar todo este amontoado de informações em conhecimentos práticos. No marketing, a aplicação do Big Data se faz necessária pelo simples fato de que toda a empresapode conhecer mais profundamente seus clientes a partir destas ferramentas de análise de dados. Porém, estas análises devem ir além dos dados gerados pelos sistemas transacionais, pois estes se reduzem em avaliar apenas o que a empresa vendeu e o que deixou de vender e não se atentam em que os clientes pensam sobre seus produtos. Há quem diga que o Big Data baseia-se no conceito dos5Vs; Valor,Veracidade, Variedade, Volume e Velocidade. Mas a real função e atuação fundamental do Big Data são justamente de ser capaz de trabalhar com muitas variáveis simultaneamente, além de leitura e reinderização de imagens, em tempo mínimo e muita eficácia.

Exemplos de Aplicabilidade
Algumas aplicações do Big Data podem ser pontuadas com a utilização em alguns segmentos da tecnologia tais como:empresas de tecnologia, que fazem o uso desatélites próprios e conseguem ler informações em tempo real sobre a disponibilidade de vagas em estacionamentos, ou mesmoa condição situacional do trânsito em determinada rua e horário. Com uma tecnologia proposta pela IBM, um hospital no Canadá monitorava as condições estatais dos bebês que nasceram prematuros, o que proporcionou aos médicos melhor qualidadeno atendimento e a antecipação de eventuais problemas. Outra utilização clássica é no mercado varejista, onde as empresas podem integrar a tecnologia em carrinhos de supermercados possibilitando assim controlar e tornar mais eficaz a experiência de compra dos usuários, pois monitora a combinação de produtos colocados dentro dele. Com a ajuda feita pela distribuição de 2 milhões de chips SIM, foipossível auxiliar nas buscas das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti. Além de outros avanços proporcionados pelo Big Data, podemos citar o descobrimento do Pré-Sal, pela alta velocidade de envio e processamento de informações e captações de dados sísmicos.

EMPRESAS E O USO DO BIG DATA
Empresa: Walmart
O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e vem obtendo crescimento continua, oferecendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big Data
  • Big DAta
  • Big Data

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!