Bifisica correto

1578 palavras 7 páginas
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Unidade Acadêmica de Enfermagem
Docente: Carmem Catão
Discentes: Dhébora Escorel
Luana Larissa
Morgana Alves
Rachel Hellen
Thuanatana Brito

Biofísica Da Fonação

Conceito:


A fala e o canto são os meios de comunicação mais evoluídos de que dispõe o homem. A voz é o meio ao qual o ser humano extravasa seus sentimentos, sensações e impressões; é o maior canal de comunicação interpessoal e reflete o que somos e como pensamos.



Do ponto de vista médico, além dos sons articulados da fala e do canto, muito interessa os sons que não estão relacionados à linguística, tal como os do riso, da tosse, do choro, do grito, etc. A compreensão dos mecanismos de produção dos sons pode auxiliar o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes.

Aparelho fonador

Componentes anatômicos:


Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornado-o mais propício para o seu devido processamento.



Boca e anexos: é o principal órgão modulador dos sons. Ela própria é fonte sonora, sendo responsável pela produção de muitos tipos de ruídos, bem como os dos sons consonantais. São seus anexos: a língua, os palatos duro e mole, a úvula, os dentes, os alvéolos dentários, os lábios e as bochechas.



Úvula: é um apêndice móvel situado na extremidade posterior do palato mole. Quando a úvula é levantada contra a parede da faringe, o movimento da coluna de ar se faz quase que exclusivamente pela boca, gerando-se, assim, os fonemas orais. No entanto, quando ela é rebaixada em direção à língua, o ar se movimenta principalmente pelas fossas nasais, produzindo-se, então, os fonemas nasais.



Faringe: é um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. Serve como corredor para a propagação dos sons orais e

Relacionados