BIENAL DE ARTES

Páginas: 13 (3043 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013



Trabalho
de
Artes














BIENAL
DE
ARTES




INTRODUÇÃO


Bienal de Artes


A Bienal Internacional de Artes de São Paulo  é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos desde 1951. A Bienal recebe obras de artistas nacionais e internacionais com o objeto de expor as mais novas tendências do mundo artístico.
É considerada uma das principaisbienais do segmento, ao lado da Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel. O evento é realizado no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera. O prédio da bienal foi projetado por Oscar Niemeyer.

Em 1951, a Bienal de São Paulo foi lançada graças aos esforços do empresário Francisco atarazzo Sobrinho e de sua esposa Yolanda Penteado. Na segunda edição, em 1953, trouxeram para exposição aobra “Guernica”, de Picasso.
Na época, tornou na primeira exposição de arte moderna de grande valor cultural fora do circuito europeu e norte-americano. A primeira edição contou com obras de Pablo Picasso, Alberto Giacometti, René Magritte, Lasar Segall , Brecheret, Oswaldo Goeldi, entre outros.
Na segunda edição houve áreas dedicadas às obras de Constantin Brancursi, Giorgio Morandi, e de váriosoutros artistas do futurismo italiano e da arte moderna.
Na fase da ditadura, a Bienal sofreu a repressão cultural de perto entre 1965 a 1973. Houve uma forte diminuição no número de trabalhos. A postura contra a ditadura militar ficou mais clara na 10ª edição, realizada em 1969. Naquele ano vários artistas reunidos no Museu de Arte Moderna de Paris assinaram um boicote à bienal paulista.
ABienal de São Paulo é administrada pela Fundação Bienal de São Paulo, que também realiza a Bienal Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design de São Paulo.
Bienal de Artes
A Bienal de São Paulo (ou ainda Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes (em geral de grandes proporções) que, como o nome indica, ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo. O evento éconstantemente responsável por projetar a obra de artistas internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global: é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto da *Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel.
O evento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, motivo pelo qual o prédio também éconhecido como Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer.

Edifício da Bienal de São Paulo, de Niemeyer
História
A primeira Bienal de São Paulo ocorreu em 1951 devido aos esforços do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1892 - 1977) (conhecido como Ciccillo Matarazzo) e de sua esposa Yolanda Penteado. A segunda edição (1953) ficou famosa por trazer ao Brasil a até entãoinédita no país Guernica, de Pablo Picasso.
É a primeira exposição de arte moderna de grande porte realizada fora dos centros culturais europeus e norte-americanos. Sua origem articula-se a uma série de outras realizações culturais em São Paulo - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp (1947), Teatro Brasileiro de Comédia - TBC (1948), Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP (1949)e Companhia Cinematográfica Vera Cruz(1949) - que aponta para o forte impulso institucional que as artes recebem na época, beneficiado por mecenas como Ciccillo Matarazzo e Assis Chateaubriand (1892 - 1968). Concebida no âmbito do MAM/SP, a 1ª Bienal é realizada em 20 de outubro de 1951 na esplanada do Trianon, local hoje ocupado pelo Masp. O espaço, projetado pelos arquitetos Luís Saia e EduardoKneese de Mello, dá lugar a 1.800 obras de 23 países, além da representação nacional.
A 1ª Bienal traz ao Brasil, pela primeira vez, obras de Pablo Picasso (1881 - 1973), Alberto Giacometti (1901 - 1966), René Magritte(1898 - 1967), George Grosz (1893 - 1959) etc., além de apresentar a produção brasileira de Lasar Segall (1891 - 1957), Victor Brecheret (1894 - 1955), Oswaldo Goeldi (1895 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bienal das Artes 2014
  • rabalho artes bienal
  • 2º bienal de arte
  • Bienal trabalho arte
  • Bienal internacional de artes de são paulo
  • Bienal de arte de são paulo 2012
  • BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO
  • A pedagogia no campo expandido da arte: a 8ª Bienal do Mercosul.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!