Bicombustível

Páginas: 2 (263 palavras) Publicado: 21 de junho de 2012
Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quais podemos citar: cana-de-açúcar, plantasoleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.

Essa fonte de energia, de acordo com especialistas, é uma alternativa relativamente eficiente para amenizardiversos problemas relacionados à emissão de gases e, automaticamente, combater o efeito estufa. Para isso é preciso promover gradativamente a substituição do uso dos combustíveisfósseis pelos bicombustíveis, até porque o petróleo é um recurso finito e que, segundo pesquisadores, deve acabar por volta do ano de 2070.


Atualmente, a produção de energia apartir de produtos agrícolas é classificada em: etanol, biogás, biodiesel, florestas e resíduos. Em relação à produção do etanol, pretende-se obter totalmente a partir dacana-de-açúcar. O biogás é uma fonte de energia produzida de restos de matéria orgânica em fase de decomposição, como por exemplo, palhas, estercos, bagaços de diversos tipos de vegetais oulixo. O biodiesel é uma fonte de energia obtida a partir do processamento de determinadas sementes, como de mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim e soja. Os óleos derivadosdesses vegetais podem ser usados integralmente ou agregados ao diesel (fóssil) em quantidades variadas.

A fonte energética apresentada figura atualmente como uma alternativa frenteaos problemas ambientais, a escassez de petróleo e os elevados preços desse produto no mercado internacional. No entanto, é bom ressaltar que a produção de bicombustíveis tambémage negativamente nos ambientes naturais e que pode também comprometer a produção de gêneros alimentícios.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escol
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcc bicombustivel
  • Os automóveis Bicombustiveis
  • Eficiência dos motores bicombustível
  • Utilização do simplex para estudo de consumo em automoveis bicombustiveis
  • Análise de desempenho de motor bicombustível que opera segundo o ciclo otto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!