Bico de Bunsen

Páginas: 14 (3336 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ




CAIO FERREIRA BERNARDO 715356
DANILO KRINAS 715449
EDUARDO ALMEIDA DE OLIVEIRA 715761
JOSE RICARDO BLASCO JUNIOR 715743
MARCO ANTONIO PEREIRA PATRÍCIO 715228







SOLUÇÕES: PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO













SANTO ANDRÉ
2013

CAIO FERREIRA BERNARDO 715356
DANILO KRINAS 715449
EDUARDO ALMEIDADE OLIVEIRA 715761
JOSÉ RICARDO BLASCO JUNIOR 715743
MARCO ANTONIO PEREIRA PATRÍCIO 715228





SOLUÇÕES: PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO



















Relatório acadêmico apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Química Geral Experimental I, visando à obtenção do ciclo básico pelo Centro Universitário Fundação Santo André.Professor: Edivaldo Rossini





SANTO ANDRÉ
2013
RESUMO

.
SUMÁRIO

































1 INTRODUÇÃO

Solução é um sistema homogêneo formado por no mínimo dois componentes: o solvente e o soluto. O solvente é o que se encontra em maior proporção e que apresenta o mesmo estado de agregação da solução. Os demais são os solutos. Uma soluçãopode ser sólida, líquida ou gasosa. Numa solução sólida, o solvente é sólido, mas os demais componentes não precisam sê-lo. O mesmo acontece nas soluções líquidas e gasosas. Em resumo, só o solvente deverá necessariamente possuir o mesmo estado que a solução.
O soluto é a substância que, geralmente, se encontra em menor quantidade e que se dissolve na mistura. O solvente, por sua vez, é asubstância que se apresenta em maior quantidade e em que se dissolve o soluto.
A concentração da solução indica a relação entre a quantidade de solvente e a quantidade de soluto. As propriedades químicas do solvente e do soluto não se alteram na solução.
O soluto é um sólido contido numa solução líquida. A solubilidade depende em grande parte da sua polaridade. Os compostos moleculares polares e oscompostos iónicos são solúveis em dissolventes polares (como a água ou o etanol). Os compostos moleculares apolares, por sua vez, são solúveis em dissolventes apolares (como o éter).
A solubilidade é a medida da capacidade de uma substância para se dissolver noutra (isto é, a sua capacidade para agir como soluto). Esta medida pode ser expressa em moles por litro, gramas por litro ou em percentagem desoluto.
É importante ter em conta que um soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso. O açúcar é um exemplo de solutos sólidos solúveis em água. A água também é solvente quando misturado com etanol, que actua como soluto líquido neste caso. Outro exemplo de soluto que se dissolve em água é o anidrido carbónico, que é um gás que é utilizado nas bebidas gasosas, o que só vem demonstrar que ossolutos se podem apresentar em qualquer estado de agregação da matéria.
A preparação de soluções requer alguns cuidados. Estes estão diretamente relacionados com a solubilidade limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura.
É conveniente, sempre que se preparam soluções desconhecidas, consultar tabelas com dados de solubilidade. Evita-seassim o inconveniente de obter "soluções" turvas ou com duas fases, devido à adição não adequada da quantidade de soluto.
As etapas a realizar para a preparação de soluções são as seguintes: cálculo da quantidade de composto necessária, medição, dissolução, homogeneização, armazenagem.
O procedimento de se determinar, com precisão, a concentração de um reagente analítico é denominado, deforma geral, padronização. Existem duas principais metodologias para se efetuar a padronização de uma solução. Uma delas é mediante a pesagem exata de uma amostra do ácido ou de uma base, sólidos, puros (denominada padrão primário), e depois titular esta amostra com uma solução de ácido ou de base a ser padronizada. A outra metodologia é padronizar a solução mediante titulação com outra solução que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de bunsen
  • BICO DE BUNSEN
  • Bico de bünsen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!