Bico de Bunsen

Páginas: 4 (943 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO
O bico de Bunsen é um dispositivo utilizado no laboratório como fonte de calor
para diversas finalidades, como: aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro, entreoutros. Possui como combustível normalmente G.L.P (consiste de uma mistura de hidrocarbonetos contendo principalmente butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporçãootimizada permite obter uma chama de alto poder energético. Quando entra em combustão com o oxigênio do ar resulta na liberação de energia térmica:

CnH2n+2 + (3n+1)O2 → nCO2 + (n+1)H2O + calorO queimador de gás ou bico de Bunsen é composto por: tubo, base, anel de
regulagem, mangueira de gás.

Ao abrir a válvula de gás, este adentra pela canalização do bico onde passaposteriormente por um pequeno orifício (giclê). Nesse ponto o gás se espalha pela coluna vertical do bico de Bunsen é o ar da vizinhança que penetra nesta coluna pela janela lateral formando assim a misturareacional combustível-comburente.

Quando um fósforo aceso é aproximado da extremidade superior do bico de Bunsen, o calor cedido pela chama do fósforo provoca o início da reação de combustão, apartir daí a reação se mantém sozinha, pois o calor que ela mesma gera é suficiente para mantê-la. Uma chama é sempre um sistema reacional de não equilíbrio. A ocorrência da combustão completa do gás vaidepender da proporção estabelecida para a mistura reacional da regulagem da entrada de ar (anel de regulagem).

A temperatura da chama do bico de Bunsen varia com a proporção dos reagentes e comsua posição no interior da chama. A presença de fuligem deixa a coluna incandescente (avermelhado-amarelada) e indica que a proporção entre o comburente (oxigênio) e o combustível (hidrocarbonetos) nãoestá próxima da estequiométrica.

Para que ocorra a combustão completa (evitando a fuligem e obtendo mais calor) é necessário o ajuste do anel do metal que atua como misturador (entrada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de bunsen
  • BICO DE BUNSEN
  • Bico de bünsen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!