Bico de Bunsen - QUÍMICA GERAL I

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014






BICO DE BUNSEN TÉCNICAS DE AQUECIMENTO EM LABORATÓRIO








BICO DE BUNSEN TÉCNICAS DE AQUECIMENTO EM LABORATÓRIO

Trabalho apresentado à disciplina de Química
Geral 1.
Aulas práticas com a Orientação do professor
como requisito parcial obtenção de nota
semestral.



SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 USO DO BICO DE BUNSEN..................................................................................04
3 AQUECIMENTO DE LÍQUIDOS NO COPO BÉQUER ..........................................05
4 AQUECIMENTO DE LÍQUIDOS NO TUBO DE ENSAIO.......................................06
5 CALCINAÇÃO EMCADINHO.................................................................................07
6 DISCUSSÃO E ANÁLISE ......................................................................................08
7 CONCLUSÃO..........................................................................................................09
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10INTRODUÇÃO

O trabalho consistiu no uso de bicos de gás, existem vários tipos no laboratório como exemplo: O bico de Bunsen que é o mais comum, e foi utilizado na prática. Ao manusear o bico Bunsen aprendemos o princípio de seu funcionamento. O gás (butano e propano) contido do botijão foi conduzido pela mangueira até o queimador pela base e o seu fluxo foi regulado por uma torneiraexterna na parte inferior do bico. À medida que o gás subiu pelo tubo do queimador, o ar foi injetado através orifícios situados um pouco acima da base. A quantidade de ar foi controlada girando o anel que fica sobre os orifícios. O bico de Bunsen é usado para quase totalidade de aquecimentos efetuados em laboratório, desde as de misturas ou soluções de alguns graus acima da temperatura ambiente, atécalcinações que exigem temperaturas de 600ºC dentro de Cadinho. Quando aquecemos o Béquer, não usamos diretamente o bico de Bunsen, usamos uma tela de amianto que impediu que a chama passasse diretamente para a vidraria, aquecendo-a uniformemente. No caso de aquecimento do tubo de ensaio aquecemos diretamente na chama do bico de Bunsen, porém a chama estava média e o tubo seco por fora, para nãoquebra-lo. O tubo ficou virado para a parede, pois é comum acidentes onde o líquido quente salte fora do tubo, o que pode ocasionar queimaduras.
O objetivo da aula foi aprender a utilizar o bico de Bunsen, aquecer tubos de ensaio, Béquer e fazer calcinação com o Cadinho. Os materiais e reagentes utilizados foram: Bico de Bunsen, Tripé de ferro, Tela de amianto, Suporte universal, Anel de ferro,Pinça metálica, Béquer de 300ml, Sulfato de cobre penta hidratado – CuSO4. 5 H2O, Cadinho de porcelana, Termômetro e Água destilada.



USO DO BICO DE BUNSEN

A etapa inicial para acender um bico de gás foi fechar a entrada de ar e posicionar o queimador longe de objetos inflamáveis. A seguir, foi aberta a torneira de gás e acendemos o bico, observamos a combustão incompleta do gás, chama obtidade cor amarela brilhante e bastante grande. Ao abrirmos gradativamente as janelas do bico, vimos as modificações sofridas pela chama até que ela ficou completamente azulada.
Fechamos as janelas e diminuímos a chama pela torneira de gás para colocar a ponta de um palito de fósforo na zona oxidante, como resultado o palito teve uma rápida inflamação.
Ao colocar e retirar rapidamente na chama dobico, um palito de fósforo atravessando a zona oxidante e a zona redutora, vimos que somente é queimada a parte do palito que esteve na zona oxidante. Após o experimento fechamos a entrada de ar primário e depois a torneira de gás.
Foram observadas três zonas; Externa, intermediária e interna. A zona externa apresentou uma cor violeta pálida, quase invisível, onde os gases fracamente expostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio de laboratorio de quimica
  • Relatório de química sobre procedimento com bico de bunsen
  • atividade I quimica geral
  • Bico de bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen
  • Bico de bunsen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!