Bicho de sete cabeças

Páginas: 13 (3084 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
Introdução

Sobre a cirurgia bariátrica, podemos dizer que nos dias atuais a Cirurgia bariátrica vem sendo o tratamento mais procurado como recurso a obesidade mórbida, o que demanda não somente esforço e investimento do paciente e seus familiares, mas um suporte de qualidade e efetivo, da equipe de enfermagem, pois o paciente obeso mórbido que se submete ao ato cirúrgico requer cuidadosespecíficos de enfermagem, principalmente pela dificuldade de adesão ao tratamento, bem como pelos riscos pré e pós-operatórios que o acompanham.
Quanto a cirurgia laparoscópica, resumidamente a técnica cirúrgica consiste da insuflação de dióxido de carbono dentro da cavidade abdominal a fim de a expandir e criar um campo de trabalho para se realiza a cirurgia.
A partir desses fatos percebemos aimportância de uma avaliação minuciosa para chegar aos diagnósticos de enfermagem.




































CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doençasassociadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
Conforme os preceitos médicos, a indicação cirúrgica deve ser decidida sob a análise de três critérios: IMC, idade e tempo da doença.

o Em relação ao índice de massa corpórea (IMC)
• IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades.
• IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
• IMC entre 30 e 35kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.

o Em relação à idade
• Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que,nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
• Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
• Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto àidade.
• Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

o Em relação ao tempo da doença
Apresentar IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos convencionais prévios. Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso,verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.



Consulta pré-anestésica
Realizada uma semana antes da cirurgia, a consulta pré-anestésica serve para o médico conhecer o paciente e rever seus exames e a avaliação clínica já feita, com a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante o ato operatório. Esse procedimento possibilita ao especialista conhecer eventualhistórico de cirurgias, alergias e reações à aplicação de anestesias. Além disso, permite ao paciente conhecer o médico que vai anestesiá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.
• Fases da anestesia
1. Indução anestésica
Nessa etapa, o paciente recebe os primeiros medicamentos para o início da cirurgia. Já dentro do Centro Cirúrgico, o médico punciona uma veia do braço do paciente por onde sãoligados todos os aparelhos que irão controlar os parâmetros vitais (pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio e gás carbônico no sangue etc.). É administrado oxigênio sob máscara, e na veia puncionada são aplicados medicamentos para o paciente dormir. Em seguida, é feita a entubação orotraqueal, que consiste na introdução de um tubo plástico na traqueia do paciente, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Bicho de Sete Cabeças
  • Resenha bicho de sete cabeças
  • BICHO DE SETE CABEÇAS
  • Bicho de sete cabeça
  • Filme bicho de sete cabeças
  • Bicho de sete cabeça
  • Bicho de sete cabeças
  • O Bicho de Sete Cabeças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!