Bicarbonato e carbonato de sódio

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Os sais são compostos iônicos, compostos sólidos e de sabor salgado, que em solução aquosa sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH- ou O. Podemos classificá-los em quatro grupos diferentes; começando com o sal neutro, que é um sal cujo ânion não possui hidrogênio ionizável (H+) e também não apresenta o ânion (OH-), hidrogeno-sal ousal ácido, um sal que apresenta dois cátions, sendo um deles o H+ (hidrogênio ionizável), e somente um ânion; hidróxissal ou sal básico, sal que apresenta dois anions, sendo um deles a hidroxila (OH-) e apenas um cátion; Sal duplo ou misto, que apresenta dois cátions diferentes (exceto o hidrogênio ionizável H+) ou dois ânions diferentes (exceto a hidroxila OH-); e o sal hidratado que apresenta,no reticulo cristalino , moléculas de água em proporção definida, a água combinada dessa maneira chama-se água de cristalização.
O carbonato e bicarbonato de sódio, são sais que se classificam como hidrogenossal (Na2CO3 e NaHCO3 , respectivamente), a utilização destes é bem abrangente na indústria.O Carbonato de Sódio, é um sal branco e translúcido, usado principalmente na produção de vidro, emfotografia, limpezas, no controle do pH da água, tratamento têxtil, como aditivo alimentar, na fabricação de vidros, sabão, tintas, papel, corantes e no tratamento da água de piscinas. Pode ser obtido na natureza ou artificialmente. Historicamente, era obtido pelo método Leblanc, mas foi substituído pelo método de Ernest Solvay que tornou o sal mais barato e sem tantos problemas como o anterior. Obicarbonato de sódio é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogenocarbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde CO2 (gás carbônico), é um excelente fermento para o crescimento da massa de pães e bolos, usados em extintores de incêndio, para clarear os dentes e para neutralizar a acidez estomacal (azia).
O projetotem como objetivo preparar os sais Na2CO3 e NaHCO3 , através de um processo Solvay modificado para ser mais viável em laboratório.




3. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogeno carbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. Pode serproduzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio líquido.
O NaHCO3  é um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal porque tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico. É usado como fermento químico, no feitio de quitandas como bolo, roscase pães, o crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso. Esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podemser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.
4. Carbonato de Sódio
O carbonato de sódio (Na2CO3) é um sal branco e transparente. Ele endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos. Pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais (trona; natro; ranksita; pirsonita e gailussita). Usadoprincipalmente na produção de vidro, fotografia, em limpezas, no controle do pH da água, no tratamento têxtil, como aditivo alimentar, sabão, tintas, papel, corantes e no tratamento da água de piscinas.
5. Processos Indrustriais para obtenção de NaHCO3 e Na2CO3
5.1 Histórico
Em 1791, o químico francês Nicolas Leblanc patenteou um processo nomeado como Leblanc para obtenção de carbonato de sódio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CARBONATO E BICARBONATO DE SÓDIO EM UMA AMOSTRA
  • Bicarbonato de sódio
  • Relatorio Prática 6 Determinação do Teor de Carbonato e Bicarbonato de Sódio em uma Amostra
  • Carbonato de sódio
  • Bicarbonato de sodio
  • Bicarbonato de sódio
  • Bicarbonato de sodio
  • Bicarbonato de sodio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!