BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

699 palavras 3 páginas
OS CONCEITOS DOS TERMOS BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO A escolha do tema “Os conceitos dos termos biblioteconomia, documentação e ciência da informação”, foi devido à ausência de uma definição entre os próprios termos. Nesta síntese serão apresentados os conceitos isoladamente e as relações entre os conceitos dos termos.

1. Biblioteconomia
Este vocábulo é derivado da palavra biblioteca que é formado por biblio (livro) e theke (caixa). Tais termos refletem bem a concepção da biblioteca como depositária de livros para utilização ou preservação futura. (Zaher4, 1974, p.51).
O emprego da palavra biblioteca se encontra expandido durante os séculos XVII e XVIII na Europa e século XIX no continente americano. Com o advento das grandes bibliotecas nacionais. Todavia, o emprego do termo biblioteconomia começa a se expandir na primeira metade do século XX, com o início dos primeiros cursos.
A relação entre os termos biblioteca e biblioteconomia, supõe a biblioteca enquanto espaço físico instituído socialmente, na sua origem para preservar livros, e, indiretamente, os conhecimentos neles contidos. Logo, o termo biblioteconomia contém traços semânticos do termo biblioteca.

2. Documentação
O termo originou-se de documento (do latim; documentum=docere=ensinar), ou seja objeto de ensino e transmissão de conhecimentos.
Etimologicamente, podemos perceber que, ao contrário do termo biblioteconomia, o termo documentação não deriva de um termo que determine espaço físico ou instituição social. Não é o termo “centro de documentação” que origina o termo documentação. Este último, num primeiro momento, talvez seja mais ligado ao emprego dado a palavra documentação a conjunto de documentos, e ao emprego da palavra documento, também na linguagem natural, que o associa a qualquer escrito utilizável para consulta, estudo, prova, etc.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a necessidade de obtenção de informações científicas e técnicas urgentes obrigaram a

Relacionados