Bibliotecas

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
Maria Wytináia De Souza





Pesquisa sobre bibliotecas

Pesquisa apresentada à disciplina
Introdução à Biblioteconomia,
ministrada peloprof. Roselito de
Oliveira Santos do curso de
Biblioteconomia da Universidade
Federal dealagoas






Maceió
2014.

Sumário



















Real Gabinete português de Leitura/RJ

Na Rua Luiz de Camões, - 30 - Centro - Rio de Janeiro - RJ,  está localizado o Real Gabinete Português de leitura, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h ás 18h, é aberta a qualquer leitor, seu telefone de contato é (21) 2221-3138.Foi fundada em 1837, 15 anos após a independência do Brasil, por 43 imigrantes portugueses para promover a cultura e para que os portugueses pudessem ler os livros de autores lusitanos, e ampliar o conhecimento aqui no Brasil. A biblioteca impressiona pela beleza, possuí cerca de 350 mil livros (O maior acervo de livros de autores portugueses fora de Portugal).
  A biblioteca é um ótimo lugarpara conhecer mais sobre a cultura lusitana, a leitura de algumas obras pode ser feita na própria biblioteca, para levar um livro para casa é preciso ser associado ao Real Gabinete, ainda assim os sócios só podem levar para casa os livros mais novos. 
  Hoje, a biblioteca dispõe também de títulos em inglês, espanhol, italiano e alemão. Assim como os principais jornais publicados em Portugal eno Brasil. Algumas obras raras ou manuscritos podem ser consultados por investigadores e especialistas com autorização especial. Tem como presidente: Antonio Gomes da Costa, desde 1992.











Biblioteca Nacional/RJ

Na Av Rio Branco, 219, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 20040, Brasil, está localizada abiblioteca Nacional, seu horário de funcionamento para Acervo Geral é de segunda a sexta - 9h às 20h sábados: 9h às 15h e para Acervo Especial (Manuscritos, Obras Raras, Cartografia, Iconografia) segunda a sexta: 10h às 18h, seu telefone de contato é: (21) 3095 3879
Ela é considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, possuí mais de nove milhões de obras, o materialinclui monografias, teses e folhetos, do século 18 até dias atuais, e reúne edições dos principais jornais e revistas impressos do Brasil, A BN tem estabelecido estreita relação com organismos internacionais para divulgar os livros e autores brasileiros, e tem atuado no desempenho de funções referentes à biblioteca, ao livro e à leitura, em seus diversos segmentos.
Existe uma seção destinada àmúsica, com cerca de 220 mil peças de música erudita e popular.
Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, A inauguração se realizou em 29 de outubro de 1910,durante o governo Nilo Peçanha.













Biblioteca Mário de Andrade

Na Rua da Consolação – 94 – São Paulo, está localizado a biblioteca Mario de Andrade. Seu horário de funcionamento varia de acordo com o tipo de acervo, seu telefone de contato é: (11) 3775-0002. É dirigida por Luiz Armando Bagolin .
Foi a primeira biblioteca pública da cidade de São Paulo, fundada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biblioteca
  • Biblioteca
  • Bibliotecas
  • Biblioteca
  • biblioteca
  • Bibliotecas
  • biblioteca
  • Biblioteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!