Bibliotecas e fontes de informação

Páginas: 11 (2573 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
Bibliografia – Segundo Jaime Moll bibliografia é uma disciplina que integra as Ciências da Documentação e tem como objectivo a elaboração de referências bibliográficas baseadas nos documentos e posterior difusão, dando a conhecer aos utilizadores a colecção da biblioteca e a sua organização.

Referencias bibliográficas - As referências bibliográficas são a forma mais simples de identificar eencontrar um documento. Autor, Título, Complemento de título, Indicação de responsabilidade secundária, Edição, Publicação, Descrição física, Colecção ou série, Notas, ISBN.

História das Bibliografias - Foram estabelecidos 3 períodos na história da bibliografia.

1º - De finais do séc. XV até finais do séc. XIX – A revolução no mundo da comunicação com o surgimento da imprensa e do livroimpresso, possibilitando a impressão de folhetos. As 1ªas bibliografias não comerciais (no fim do séc. XVI) elaboradas na sua grande maioria por eruditos que liam determinadas obras e as recomendavam. Os catálogos das editoras/livrarias tinham, nesta época, como objectivo inicial o intercâmbio e a distribuição de livros nas férias. As primeiras bibliografias nacionais surgem na 2ª metade do séc. XVIonde se assiste à supremacia da língua materna de cada país da Europa em detrimento da utilização do Latim. A difusão das publicações periódicas com informação bibliográfica, a separação dos repertórios bibliográficos das tradições culturais de cada país, os catálogos das editoras/livrarias (responsáveis pela difusão do livro em toda a Europa) no séc. XVIII, demonstram a evolução da bibliografiae do seu conceito, tendo em conta as épocas cronológicas e as crises políticas, económicas e sociais que foram tendo lugar ao longo dos séculos.

2º - De finais do séc. XIX até aos anos 80 do séc. XX – A Revolução Industrial, o progresso social, a difusão do livro, a alfabetização, a imprensa moderna, entre outros, contribuíram para a elaboração da bibliografia da forma como a conhecemos atéaos anos oitenta do séc. XX. Os documentos descrevem-se de forma mais precisa e as listas de forma mais organizada e selectiva. Dá-se a separação entre a Bibliografia e a Biblioteconomia e aperfeiçoam-se as bibliografias das editoras (bibliografia material), e difundem-se bibliografias de bibliografias (bibliografias secundárias). É no século XX que o conceito de bibliografia se desenvolve emdois sentidos – por um lado, na cultura anglo-saxónica reforça a descrição dos livros (estudo dos livros com base na descrição física e não na descrição de conteúdos). Por outro lado, na Europa reforça a elaboração de listas (conhecimento dos repertórios bibliográficos e dos métodos que permitem a sua elaboração).

Eis alguns aspectos mais significativos desta época - Organização daBibliografia como técnica de descrição rigorosa de documentos. 2- Desenvolvimento de listas criteriosas e selectivas. 3- Desenvolvimento de bases teóricas do método bibliográfico. 4- Evolução produzida pela separação da Biblioteconomia a partir da Bibliografia e, por outro lado, um alargamento teórico e técnico do termo que deu lugar ao aparecimento da Documentação. 5- Aparecimento e expansão dasbibliografias periódicas especializadas. 6- Aperfeiçoamento da Bibliografia Material. 7- Expansão das bibliografias de bibliografias. 8- Aparecimento das primeiras autênticas bibliografias nacionais. 8- Difusão de escolas de formação de especialistas: bibliotecários, arquivistas, bibliógrafos…

3º - A bibliografia dos nossos dias – Hoje em dia verificam-se muitas formas de classificar bibliografiasmas, a partir de autores como Malclès Beaudiquez e Totok-Weitzel, foi possível determinar as diferentes tipologias.

Obra - A obra pode ser caracterizada através da Forma - primária quando se utilizam os próprios documentos para elaborar as referências ou secundária quando as referências são elaboradas a partir de outras bibliografias.

Abrangência - exaustiva quando a bibliografia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fontes De Informacao
  • Fontes de informação
  • fontes de informação
  • Sistema da Informação de uma Biblioteca
  • Bibliotecas, Informação e Sociedade
  • Fontes de informação em música
  • economia como fonte de informação
  • Fontes de Informação Especializada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!