Biblioteca Moruzzi: Projeto RRR - Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Páginas: 11 (2575 palavras) Publicado: 17 de abril de 2014






































Prefeitura de Juiz de Fora
Escola Municipal Fernão Dias Paes

















Biblioteca: Que espaço é este?
Projeto destinado à Biblioteca Escolar





















































“É que eu sempre usei livro pra tudo: pra saberler, pra altear pé da mesa,
pra aprender usar a imaginação, pra enfeitar sala, quarto, a casa toda,
pra ter companhia dia e noite, pra aprender a escrever, pra sentar em cima, pra rir,
pra gostar de pensar, pra ter apoio num papo, pra matar pernilongo, pra travesseiro,
pra me acompanhar no banheiro, pra chorar de emoção, pra firmar prateleira,
pra jogar na cabeça do outro na hora da raiva,pra me abraçar com,
pra banquinho pro pé, eu sempre usei livro pra tanta coisa,
que a coisa que mais me espanta é ver gente vivendo sem livro!”
(Autor desconhecido)





















Introdução


Além de ser instrumento de socialização, a linguagem também é utilizada pelo homem para construir sua identidade pessoal e sua consciência de ser social. A aprendizagem daleitura vem ampliar esse quadro, oferecendo um instrumento a mais de acesso à informação e formação da criança. À escola, onde ocorre a sistematização do processo de letramento, cabe concretizar essa conquista.
No geral, os responsáveis pela educação escolar, percebem a importância da leitura e da literatura na formação dos alunos, aliadas à habilidade de interpretação, esta, essencial para que oaluno “vislumbre trilhas, proponha alternativas e utilize novos modelos na vida cotidiana”.(D’Ambrósio, 1998 ). Contraditoriamente no entanto, observa-se que, à medida que avança a escolarização, diminui o interesse e o prazer pela leitura e, consequentemente, dificuldades de expressão escrita e interpretação de textos, pobreza de vocabulário, problemas de ortografia e construção de frases,entre outros. Este é um dos grandes problemas da educação atual, cabendo a nós, educadores, levar nosso aluno, a partir da vivência, a observar, perceber, analisar, comparar, relacionar, questionar e investigar as diversas manifestações de vida no mundo, significando isso, que é nosso dever formá-lo para ser um hábil leitor.
Tradicionalmente as bibliotecas escolares são montadas para esse fim,porém, de acordo com Casasanta,

Construir ou montar uma biblioteca, dotando-a de livros e outros recursos de informação e lazer, é importante mas não é suficiente. É preciso integrá-la ao Projeto Pedagógico da escola. A articulação entre a organização da biblioteca e o planejamento didático amplia as possibilidades de mútua ajuda em beneficio dos alunos.(2001, p.05)

Principalmente no processo dealfabetização – que engloba as quatro primeiras séries do ensino fundamental – torna-se imprescindível a utilização de uma multiplicidade de textos, experiências, táticas e estratégias que permitam ao aluno o domínio da leitura/ escrita, ampliando assim, o seu universo lingüístico, cultural e social. Nesse contexto, surge o desfio de fazer aflorar a fantasia, a emoção, o sentimento e acriatividade de nossas crianças aliando o trabalho da biblioteca escolar ao trabalho feito na sala de aula e aos demais projetos desenvolvidos na escola, visando a formação de um saber mais amplo, voltado para a cidadania, conforme nosso Projeto Político Pedagógico.


Justificativa

Para a criança, ouvir ou ler histórias pode se traduzir em vivenciar emoções importantes como a raiva, a tristeza, airritação, o medo, a amizade, a alegria, o prazer, conquistas, perdas e tantas outras mais, possibilitando à mesma, explorar suas percepções, seus sentimentos e conceitos e organizar suas emoções a fim de compreender melhor seu universo (Abramovich, 1991).
Nas histórias, como nas poesias, as palavras dão vida, fazem as idéias se concretizarem, criam personagens. As fantasias e aventuras passam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RRR Reciclar, Reduzir e Reulitizar.
  • reciclar reduzir e reutilizar
  • Reduzir, Reutilizar e Reciclar
  • Reciclar reduzir e reutilizar
  • Lixo: Reduzir, reutilizar e reciclar
  • 3R’s – reduzir reutilizar reciclar
  • Reduzir, reutilizar e reciclar
  • Projeto Interdisciplinar: Reciclar, reutilizar e reduzir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!