bibliologia TEORIAS DE FALSA INSPIRAÇÃO BIBLICA

Páginas: 4 (995 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TEORIAS DE FALSA INSPIRAÇÃO BIBLICA
INTRODUÇÃO:
A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA:
O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divína. É devido a essa inspiração que elaé chamada a Palavra de Deus. Cremos que a Bíblia é divinamente inspirada, portanto, inspiração divína é a influência sobrenatural do Espírito Santo como um sopro sobre os escritores da Bíblia,capacitando-os a receber e a transmitir a mensagem sem mistura de erro.
A própria Bíblia reivindica a si a inspiração de Deus, pois a expressão " Assim diz o Senhor", qual carimbo de autenticidade divina,ocorre mais de 2.600 vezes nos seus 66 livros, além de outras expressões equivalentes. Foi o Espírito de Deus quem falou através dos escritores. Os escritores, por sua vez, evidenciam ter inspiraçãodivina.
TEORIAS FALSAS:
Quanto à inspiração da bíblia, há várias teorias falsas, que o estudante não deve ignorar. Umas são muito antigas, outras bem recentes, e ainda outras estão a surgir por aí afora. Nalgumas delas, para maior confusão, a verdade vem junto com o erro, e muitos se deixam enganar. Vejamos as principais teorias falsas da bíblia.
TEORIA DA INSPIRAÇÃO NATURAL
Ensina que a bíbliafoi escrita por homens dotados de gênio de força intelectual especial, como o foram também Milton, Sócrates, shakespeare, Camões, Rui e inúmeros outros. Isto nega o sobrenatural. É um erro deconsequências imprevisíveis para a fé. Os escritores da bíblia reinvindicam que era Deus que falava através deles. Exemplos: II Sm 23:2, At 1:16; Jr 1:9 Ed 1:1; Ez 3:16,17; At 28:25 etc.
TEORIA DA INSPIRAÇÃODIVÍNA COMUM
Ensina que a inspiração dos escritores da Bíblia é a mesma que hoje nos vem quando oramos, pregamos, cantamos, ensinamos, e andamos em comunhão com Deus.
Isto é errado, porque ainspiração comum que o Espírito nos concede: a) admite gradação, isto é, o Espírito Santo pode conceder maior ou menor conhecimento e percepção espíritual ao crente, à medida que este ora, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inspiração bíblica
  • A INERRÂNCIA, A INSPIRAÇÃO E A UNIDADE BIBLICA
  • Teorias da inspiração
  • teoria biblica
  • Trabalho de bibliologia
  • Inspiração e Canonicidade Bíblica –Laird Harris
  • 1. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS FALSAS DOUTRINAS QUE SÃO UM PERIGO PARA AS IGREJAS BÍBLICAS DA ACTUALIDADE
  • inspiração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!