BIBLIOLOGIA Quest es

1390 palavras 6 páginas
BEN-HUR CORÊA DOS SANTOS

BIBLIOLOGIA

EXERCÍCIOS 1

01 – De onde derivou a palavra Bíblia?
A palavra bíblia, vem do nome de uma cidade fenícia chamada Biblos, conhecida no Antigo Testamento pelo nome de Gebal;

02 – Qual a diferença entre Pacto e Testamento?
Novo Testamento quer dizer de fato, “Novo Pacto” em contraste com “Antiga Aliança”. O vocábulo “testamento” transmite-nos a idéia de uma última vontade, é só passa a ter efeito na eventualidade da morte do testador. Assim é que o Novo Pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus (Hb 9.15-17).

03 – Quanto tempo durou o processo da canonização?
O processo de canonização precisou de vários séculos para terminar, e qual tal processo ocorreu por meio da direção do Espírito de Deus.

04 – Qual a diferença entre escritura e as escrituras?
A forma plural denota as escrituras sagradas como um todo ( Mt 21.42; Jô 5.39; I Co 15.3-4), pelo que sua força é mais coletiva do que distributiva.
O uso da palavra Escritura, no singular, tem provocado certo debate. Alguns afirmam que a palavra sempre ser refere a alguma passagem particular do Antigo Testamento, ao passo que outros asseguram que algumas vezes a palavra, no singular, tem o mesmo sentido que a palavra no plural.

05 – O que significa a palavra “Cânon”?
A palavra cânon significa fio condutor, regra, norma.

06 – Em que língua a bíblia foi escrita?
A bíblia não foi escrita numa única língua, mas em três línguas hebraico, aramaico e grego. O velho testamento foi escrito em hebraico com exceção dos seguintes trechos: Dn 2.4-7.18, Ed 4.8-6.18; 7.12-26 e Jer 10.11, que foram escritos em aramaico; enquanto todo o Novo Testamento foi escrito em grego, salvo algumas expressões usadas por Jesus e Paulo.

07 – Como ocorreu a formação do Cânon?
Por meio de um longo processo, em que o pressuposto básico foi a inspiração divina, o povo de Deus estabeleceu o seu cânon sagrado.

08 – Quando e onde o conceito Cânon foi aplicado à bíblia?
No século IV pelo concilio de Laodicéia

Relacionados