Bibliografia

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Biografia de Rafael Sanzio
Biografia de Rafael Sanzio

Trabalho realizado por: Willas Silva nº 19
Curso: Técnico de Artes Gráficas
Ano: 2º

Trabalho realizado por: Willas Silva nº 19
Curso: Técnico de Artes Gráficas
Ano: 2º

Renascimento
Renascimento

 Sob a influência das ideias humanistas, o Renascimento floresceu na Europa ocidental. O desenvolvimento renascentista não foihomogéneo em todas as regiões. Variou de um lugar para o outro, mas seu maior esplendor aconteceu na Itália, em especial na cidade de Florença, mas também na região de Flandres e na Alemanha. De modo geral, eram localidades em que o comércio fez surgir uma burguesia rica, que se dispôs a financiar a produção artística e intelectual da época. Famílias de mercadores-banqueiros, os próprios reis, ou então aIgreja, contratavam os melhores artistas para fazerem em suas cidades sumptuosos edifícios, palácios, igrejas, estátuas, pinturas ou até mesmo para produzirem obras de arte em suas residências.

Biografia
Biografia

|
O artista italiano Rafael Sanzio nasceu no dia 6 de Abril de 1483, na cidade de Urbino, então epicentro do movimento cultural conhecido como Renascimento, filho de um pintorobscuro, Giovanni Santi. Seu pai, apesar disso, tinha ótimas relações na corte do duque Federico de Montefeltro, então célebre mecenas.
O afresco na técnica húmida Renascentista, é muito trabalhoso, exige destreza e conhecimento dos procedimentos artísticos próprios desta técnica. O artista deve conhecer detalhadamente seu projeto, pois o seu tempo de pintura é limitado pelo tempo de secagem damassa fresca do intonaco.

O grande trabalho braçal de preparo e colocação das massas do arricciato e do intonaco faz desta uma das mais exigentes técnicas da história de arte. As qualidades anti-sépticas e alcalinas da cal preservam a pintura durante séculos, assegurando que sua arte seja um legado para as gerações futuras.

O afresco na técnica húmida Renascentista, é muito trabalhoso,exige destreza e conhecimento dos procedimentos artísticos próprios desta técnica. O artista deve conhecer detalhadamente seu projeto, pois o seu tempo de pintura é limitado pelo tempo de secagem da massa fresca do intonaco.

O grande trabalho braçal de preparo e colocação das massas do arricciato e do intonaco faz desta uma das mais exigentes técnicas da história de arte. As qualidadesanti-sépticas e alcalinas da cal preservam a pintura durante séculos, assegurando que sua arte seja um legado para as gerações futuras.

Rafael, considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão. Ele se tornou famoso pela aura graciosa que cercava sua obra, e também por uma perfeição sem igual. Seu pai, morto em 1494, legou-lhe a devoção à pinturae o aprendizado inicial, pois ao completar seis anos seu genitor o introduziu como estudante no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino. Com este artista o jovem apreendeu a técnica do afresco ou pintura mural.

Em seu ateliê Rafael elaborou sua primeira obra significativa, O Casamento da Virgem, de 1504. Em 1501 ele concluiu sua primeira produção, um altar para a Igreja de San Nicolada Tolentino. Neste mesmo ano ele segue para Florença, centro artístico onde se desenvolveram as carreiras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Este gênio das artes exerceria profunda influência sobre sua obra, que também teria a ascendência de Fra Bartolomeu.
Quatro anos depois o papa Júlio II o convida para trabalhar a seu serviço, especialmente na decoração dos aposentos do Vaticano, que setornariam famosos como as stanze de Rafael. Aí ele permaneceu por 12 anos, encarregado de obras de vulto, que provaram o poder de sua rica e diversificada imaginação.

Escola de Atenas (1511) - uma das principais obras de Rafael.
Em 1515 ele é oficializado como arquiteto do Vaticano, passando a coordenar a sequência dos trabalhos na Basílica de São Pedro . Nesta mesma ocasião ele passou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bibliografia
  • bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • Bibliografia
  • BIBLIOGRAFIA
  • bibliografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!