bibiografia de manuel de abreu

1257 palavras 6 páginas
Manuel de Abreu
Medico inventor, poeta e cientista, escritor entre outras atividades realizadas,
Nascido em quatro de janeiro de 1892, terceiro filho do casal Julio Antunes de Abreu, português da província, e Mercedes da Rocha Dias, natural de Sorocaba.
Em 1914, Concluiu a faculdade de medicina, do Rio de Janeiro, a popular praia vermelha, determinado a dedicar-se ao estudo da radiografia.
Acompanhado dos pais, do irmão e irmã, partiram para Europa, rumo à França.
Devido a 1°guerra mundial a família teve que permanecer em Lisboa, até mudar-se definitivamente para Paris.
O papel social era algo claro, para Abreu: “O valor da ciência, está o valor da vida: fora da vida, à ciência não tem a menor finalidade, Abreu escreveu poesias e trabalhos em filosofia”.
Não raro encontra o poeta e o cientista como no momento em que descreve a emoção que experimentou ao contemplar os primeiros resultados daquilo que perseguia com a tenacidade por anos: ”no filme revelado estavam as primeiras fluoro grafias; olhei-as longamente; eram Flores para mim, eram pássaros, cantavam um canto matinal que extasiava”.
Seu Primeiro contato com a medicina francesa foi na Novel hospital de La Peite, mas precisamente encarregado de fotografar as peças cirúrgicas.
O mesmo mostrava engenhosidade em construir dispositivos especiais para obter fotografia da mucosa gástrica, alem dessa ideia ele teve também a ideia de mergulhar as peças a serem fotografadas, na água visando a uni formação da superfície.
O professor Gilbert Aproxima-se de Manuel de Abreu e confiou-lhe a Chefia do laboratório central da Radiologia, do hotel Dieu, oculpando o posto do Dr. Guilleminot, afastado para servi na guerra.
O terceiro hospital que frequentou em Paris foi o hospital Laennec, dessa vez como assistente do Professor Maingot, lá aperfeiçoo a radiologia Pulmonar e desenvolveu a Desimentria: isso é a mensuração das diferentes densidades.
Também no hospital que leva o nome do inventor do estetoscópio,

Relacionados

  • Projeto Integrador
    1935 palavras | 8 páginas
  • Assertividade
    14260 palavras | 58 páginas