Bi dos vulcões

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Escola Básica e Secundária da Graciosa

B.I. dos Vulcões

[pic]
Fig. 1 - Vulcão

Disciplina: Biologia e Geologia





Realizado por:















[pic]
Fig.2 – MontePelée 1

Nome: Monte Pelée
Localização: Saint Pierre, na Martinica
Última erupção conhecida: Às 07h49, do dia 8 de Maio de 1902.
Tipo de erupção produzida: Erupção ExplosivaCaracterísticas relevantes: Um lado inteiro da montanha explodiu. Os fluxos piroclásticos tiveram a velocidade estimada de 1,5 km por minuto e uma temperatura de 480 graus. Em três minutos Saint Pierre foisimplesmente riscada do mapa. A cidade ardeu em chamas por 5 horas. Nenhum prédio se manteve de pé. Uma alta coluna de vapor, carregada de cinzas, desprendia-se do cume da montanha, ascendendo agrande altura. De repente, uma explosão originou uma gigantesca nuvem globulosa, densa e negra.
Curiosidades: Ninguém na cidade sobreviveu, com excepção de um único homem, Ludger Cilbaris. Um detidoque estava preso na solitária e, justamente por isso, se safou da morte. De facto, as várias camadas que constituíam a sua “cela” filtraram as partículas de magma que fazem parte do fluxo piroclástico.[pic]
Fig.3 – Krakatoa

Nome – Vulcão Krakatoa

Localização – localiza-se na ilha Krakatoa, no estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra na Indonésia.

Última erupção conhecida –No dia 27 de Agosto de 1883, sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a aproximadamente 5.000 km, na ilha de Rodriguez, tendo oshabitantes ficado surpreendidos com o estrondo!

Última erupção produzida – No ano 2005

Características relevantes – A erupção de Krakatoa foi um dos cataclismos mais bem documentados da história.Dos primeiros sinais de que alguma coisa estava errada à explosão final, cada passo foi testemunhado e registado por colonizadores holandeses que viviam na região.

Curiosidades – Krakatoa tem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vulcões
  • VULCÕES
  • Vulcoes
  • vulcoes
  • Vulcões
  • Vulcoes
  • Vulcões
  • Vulcões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!