bhty

565 palavras 3 páginas
ESFREGAÇO BUCAL

FUNDAMENTO E DEFINIÇÃO
A citologia esfoliativa pode ser definida como o estudo morfológico e morfométrico de células descamadas da mucosa, principalmente suprabasais, por meio de microscópio óptico.
A avaliação microscópica do material colhido na esfoliação epitelial permite que lesões incipientes possam ser prontamente avaliadas, permitindo, assim um diagnóstico precoce de lesões. Outro ponto positivo do estudo citopatológico é que, devido à simplicidade na coleta do material, o procedimento pode ser realizado no âmbito ambulatorial, sem que haja a necessidade da utilização de anestesia infiltrativa.

APLICAÇÃO CLÍNICA
- No diagnóstico de lesões ulceradas que persistam na mucosa bucal e não apresentam sinais de melhora;
- No diagnóstico de lesões que, em princípio, não vão ser biopsiadas, por ser suficiente a citologia. Dependendo do resultado, pode-se proceder à biópsia;
- Em lesões extensas ou múltiplas, selecionando o local mais adequado para se realizar a biópsia;
- No controle de áreas submetidas à radioterapia onde se observam alterações típicas de radiação;
- No controle da evolução de certas doenças;
- No controle de lesões cancerizáveis e de áreas onde houve remissão de tumor maligno;

AMOSTRA
Amostras utilizadas
Amostra de esfregaço oriundas de mucosa bucal.
Coleta da amostra
A coleta do material na citologia esfoliativa convencional envolve a raspagem da superfície da mucosa ou da lesão com uma espátula ou escova, com posterior esfregaço desta sobre uma lâmina de vidro. O material é fixado à lâmina, utilizando-se álcool e observado em microscopia.
Cuidados especiais
Um dos problemas com o processamento do material coletado é a sobreposição celular no esfregaço, que pode ser causada pelo excesso de saliva sobre a lesão no momento da coleta.
Dessa forma, o esfregaço citológico ideal é aquele que possui uma quantidade adequada de células, distribuição uniforme da amostra ao longo da lâmina, número reduzido de

Relacionados

  • Brincadeiras folcloricas
    12022 palavras | 49 páginas
  • relatorioponte
    126226 palavras | 505 páginas