Bhfht

Páginas: 1 (250 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
de uma família, geralmente, é composta com a soma do salário das pessoas que trabalham na casa. A primeira dica é considerar sempre a renda líquida (emque já estão descontados os impostos INSS e IR) e não a renda bruta da família, ou seja, apenas a renda disponível é que pode se utilizada para pagamento dedespesas, e quando se pensa de outra forma pode-se estar contando com uma renda que não existe.

Outro fator fundamental na análise da renda familiar ébuscar alternativas viáveis para incrementá-la. Mesmo pequenos aumentos de renda e consequentemente de investimentos mensais produzem grandes resultados emlongo prazo. Algumas alternativas para ampliação de renda são: venda de cosméticos ou produtos por catálogo, criação de sites de internet e prestação deconsultoria ou serviços especializados.

O segundo passo para tornar-se independente financeiramente consiste em controlar as despesas, o que exigeespecial disciplina para não se deixar levar pelas muitas tentações de consumo. Além da força de vontade, para um bom controle você deve anotar todas as despesasincorridas e assim ter a real dimensão de tudo o que foi gasto; evitar parcelamentos, em especial os que embutem juros etc. O autor lembra que alguns itensque muitas vezes parecem irrelevantes como despesas podem significar, em seu conjunto, gastos significativos, e é importante mantê-los sob controle. É ocaso, por exemplo, das tarifas bancárias e dos planos de telefonia celular (pré ou pós-pagos).

O terceiro passo consiste em fazer orçamento mensal
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!