Bhfht

250 palavras 1 página
de uma família, geralmente, é composta com a soma do salário das pessoas que trabalham na casa. A primeira dica é considerar sempre a renda líquida (em que já estão descontados os impostos INSS e IR) e não a renda bruta da família, ou seja, apenas a renda disponível é que pode se utilizada para pagamento de despesas, e quando se pensa de outra forma pode-se estar contando com uma renda que não existe.

Outro fator fundamental na análise da renda familiar é buscar alternativas viáveis para incrementá-la. Mesmo pequenos aumentos de renda e consequentemente de investimentos mensais produzem grandes resultados em longo prazo. Algumas alternativas para ampliação de renda são: venda de cosméticos ou produtos por catálogo, criação de sites de internet e prestação de consultoria ou serviços especializados.

O segundo passo para tornar-se independente financeiramente consiste em controlar as despesas, o que exige especial disciplina para não se deixar levar pelas muitas tentações de consumo. Além da força de vontade, para um bom controle você deve anotar todas as despesas incorridas e assim ter a real dimensão de tudo o que foi gasto; evitar parcelamentos, em especial os que embutem juros etc. O autor lembra que alguns itens que muitas vezes parecem irrelevantes como despesas podem significar, em seu conjunto, gastos significativos, e é importante mantê-los sob controle. É o caso, por exemplo, das tarifas bancárias e dos planos de telefonia celular (pré ou pós-pagos).

O terceiro passo consiste em fazer orçamento

Relacionados